Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Semana de Cinema Comentado começa sexta-feira no Cine Vila Rica

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Roberta Nunes

De 7 a 13 de dezembro, às 19h, ocorre a Semana de Cinema Comentado no Cine Vila Rica, em Ouro Preto. A exibição gratuita de filmes e as discussões buscam aprofundar temas ligados à educação, cultura, direitos humanos, cidadania, diversidade, bem como promover a inserção das artes e da cultura em geral. 

O objetivo do Projeto “Luz, câmera, educação”, segundo a coordenadora do Programa Caleidoscópio, professora Margareth Diniz, é “utilizar o cinema como possibilidade de fazer discussões sobre temas da diversidade e subjetividade na educação.” Para ela, os filmes escolhidos visam elucidar questões, conflitos, impasses vividos por pessoas em relação aos temas que tangenciam as diferenças. 

O Cinema Comentado conta com o apoio da Rede Latinoamericana de Educação, Cinema e Audiovisual (KINO), o grupo de pesquisa sobre Condição e Formação Docente (Prodoc/UFMG), o Laboratório de Psicologia e Educação Helena Antipoff (Laped/UFMG), o projeto Conversando Cinema - Cine Vila Rica, da Pró-Reitoria de Extensão da UFOP, o Núcleo de Estudo Sobre Família e Escola (Nesfe/Ufop)  e  o Núcleo de Estudo sobre Formação e Profissão docente (Forprof/UFOP).

Confira a programação

• 07/12: A educação proibida
Rosa Maria Coutrim – Núcleo de Estudo sobre família e escola /UFOP
Marlice de Oliveira e Nogueira – Departamento de Educação- UFOP
 
• 08/12: Jogo de cena
Milene Gusmão/UFBA
Inês Assunção de Castro Teixeira – Prodoc/UFMG
 
• 09/12: O céu é vermelho
Ana Lucia Faria – PBH
Hiran Pinel – Juiz de Fora
 
• 10/12: The Wall: O filme
Thiago Caldeira – ICSA /UFOP
Avair Guilherme Amaral de Carvalho - UFOP
 
• 11/12: Minha vida em cor de rosa
Marcelo Ricardo Pereira/ UFMG 
Cláudia Andrade – DEEDU/UFOP
 
• 12/12: Adeus meninos
José Rubens Lima Jardilino/DEEDU/UFOP
Marcelo Donizete – DEEDU/UFOP
 
• 13/12: Virgina
Marco Antônio Torres – DEEDU/UFOP
Margareth Diniz – DEEDU/UFOP

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.