Criado por Administrator em seg, 17/11/2014 - 16:52
Agliene Melquíades
Entre os dias 10 e 15 de novembro, o Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (Icsa) recebeu a I Semana de Fotografia - Poéticas da Luz. O evento, aberto à comunidade acadêmica e à comunidade geral, contou com oficinas, palestras e exposições.
Organizado pela Central de Produção Audiovisual do curso de Jornalismo e alunos da Universidade, a Semana recebeu convidados da região de Mariana e outros estados. Segundo Anderson Medeiros, um dos organizadores, o objetivo do evento foi promover “maior contato dos participantes com o mercado de trabalho e os profissionais que já estão nele, além de acrescentar novas ideias à forma como é trabalhado o campo audiovisual na UFOP e na região”.
Na segunda feira (10), os participantes da oficina "Fotografia de Espetáculos" puderam se inteirar das técnicas e processos utilizados para se produzir esse tipo de imagem. O minicurso foi ministrado pela publicitária e técnica em Instrumentação Eletrônica e Controle de Processos, Nathy Torres, que já realizou coberturas fotográficas para eventos regionais, como o Festival Internacional de Palhaços de Mariana, e coberturas nacionais, como o Jazz Festival Braz.
O primeiro dia da Semana de Fotografia também contou com a abertura das exposições "Varal Fotográfico" e "Do Filme ao Contemporâneo: a fotografia como o registro de uma vida". A primeira foi constituída por fotos autorais, enviadas por alunos de todos os cursos de UFOP e pelo projeto de extensão de jornalismo "Núcleo de Leitura Crítica da Mídia e Produções Audiovisuais”. A segunda dialogou com a tradição e a história da fotografia e de Mariana, por meio da exposição de equipamentos fotográficos e imagens históricas da cidade, de autoria do fotógrafo Márcio Eustáquio de Souza.
A oficina de Pin hole, organizada pelo projeto de extensão de Jornalismo da UFOP "Mariana na Lata" foi o destaque de terça-feira (11). A partir de técnicas artesanais e utilizando latas, os participantes aprenderam a confeccionar máquinas fotográficas e aproveitaram para fotografar o Icsa. Para Matheus Januário, participante da oficina e membro do projeto de extensão de Jornalismo "Nos Bastidores da Notícia", a ideia é inovadora. Matheus afirma ainda que em sua casa fez o que aprendeu na oficina, sendo que os amigos e familiares gostaram muito da ideia.
Na quarta-feira, além do workshop "Retratos", realizado entre os dias 12 e 13 pelo professor da disciplina de Fotojornalismo da UFOP, André Carvalho, o evento recebeu o fotógrafo e jornalista formado pela Universidade Católica de Santos, Gabriel Uchida. Ele é administrador do site Fotorcida que, diferente de algumas mídias convencionais, retrata em imagens a reação dos torcedores em diversos estádios brasileiros e outros assuntos que o futebol pode suscitar, como violência e crença.
A palestra de abertura dos debates da Semana ocorreu na quarta- feira (12) e contou com a presença do ex-aluno de jornalismo da UFOP e atual fortojornalista do jornal O Tempo, Lincon Zarbietti. Também estavam presentes o fotógrafo e empresário na empresa R3G News, Ronald Peret, e o editor de fotografia do Jornal Estado de Minas, Sidney Lopes. No bate-papo, os profissionais falaram sobre os desafios cotidianos, as grandes coberturas, os momentos marcantes na profissão, a relação do trabalho com as políticas editoriais e a sensibilidade do fotógrafo diante de situações que o impressionam. “Estou sensível a tudo, é importante nunca perder isso. Se perder, acabou”, afirma Sidney, fotógrafo há 40 anos.
Um dos destaques de quinta-feira (14) foi a palestra “Técnica e linguagem fotográfica nos caminhos do fotógrafo iniciante", proferida por Marcos Fraresso, fotógrafo curitibano, que falou sobre o início de seu trabalho no campo fotográfico, as dificuldades, os momentos cômicos e a representação da fotografia em sua vida.
No penúltimo dia do evento, sexta-feira, a conversa “Cobertura fotográfica nos veículos laboratoriais: os casos do Jornal Lampião e Revista Curinga” contou com a presença de alunos do curso de Jornalismo da UFOP. A conversa deu-se em torno das diferenças de conteúdo e dos métodos de produção do jornal e da revista, das dificuldades do desenvolvimento de ambos e da necessidade de uma boa relação profissional entre todos os editores envolvidos no processo.
A mesa "Fotografia artística e de eventos: as fronteiras da fotografia contratada", também na sexta-feira, contou com a presença do fotógrafo e ex-aluno de Artes Cênicas da UFOP, Biel Machado, e do fotógrafo Lucas de Godoy, idealizador e coordenador do festival “Fotógrafos em Ouro Preto”. A discussão foi sobre maior liberdade na fotografia artística e maior possibilidade de sua subjetividade e olhar pessoal do fotógrafo. A programação encerrou-se na manhã de sábado (15) com a oficina de Fotografia com flash, ministrada pelo administrador do canal do Youtube Zona da Fotografia, Marcos Fraresso.



Ouvidoria




