Criado por Administrator em ter, 10/03/2015 - 18:04
Agliene Melquíades, com Fernando Cássio e Sandro Aurélio
Entre os dias 03 e 05 de março, o Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) e o Instituto Ciências Humanas e Sociais (ICHS) realizaram a Semana de Integração. A palestra de abertura foi proferida pelo diretor do Instituto José Benedito Donadon, o vice-diretor Harrison Bachion e os professores Fábio Viana de Moura, chefe do DECEG, Israel José dos Santos Felipe, presidente do Colegiado de Administração, e Douglas Ribeiro Barboza, presidente do Colegiado de Serviço Social. A palestra teve como objetivo apresentar aos alunos a estrutura do Instituto e o cenário atual enfrentado por diretores, docentes, discentes e demais funcionários.
Margareth Diniz, diretoria do ICHS, atuou como mestre de cerimônia do evento, e defendeu a ideia da necessidade iminente dos dois institutos de Mariana terem mais proximidade. José Benedito Donadon, diretor do ICSA, ressaltou que todos ganham com uma maior integração entre os dois institutos da cidade. "Mariana ganha mais destaque, e assim, juntos, nos tornamos mais fortes", afirmou. O vice-diretor do ICSA, Harrison Bachion, lembrou aos novos alunos da responsabilidade deles nessa nova fase da vida dos calouros."Estejam abertos ao processo de apreendizado. Aprendam a aprender, e, principalmente, aprendam a conviver com as diferenças", orienta Harrison, lembrando assim, da extrema importância que é respeitar o próximo.
Representantes das empresas juniores dos cursos de Jornalismo (Verbalize! UFOP Júnior), Administração (Cade Jr.) e Economia (Consecon Jr.) apresentaram seus trabalhos e projetos, expondo o conceito de empresa júnior, a importância do MEJ (Movimento Empresa Júnior) e as oportunidades de desenvolvimento profissional e pessoal que o movimento proporciona. Já os representantes dos Centros Acadêmicos (CAs) dos cursos do ICHS e do ICSA explicaram para um público de calouros e veteranos as funções do CA e a importância do papel mediador dessa entidade estudantil com as outras áreas do Instituto.
Ditadura e Comissão da Verdade
Em roda de conversa realizada no auditório do ICSA, na última terça-feira (03), a Profª Drª Marta Maia, do curso de Jornalismo da UFOP, explanou sobre a importância e o significado da Comissão da Verdade. A professora fez uma abordagem da censura nos meios de comunicação no período ditatorial e o espaço que o tema vem conquistando atualmente nas discussões sobre a mídia. Segundo Marta, "se não discutirmos hoje esse movimento, embora tenha mais de 50 anos, isso vai ficar neutro, como se estivéssemos apagando uma história que se reflete hoje", defende.
"Dilemas do jovem universitário": após breve exibição do curta, o psicólogo do Nace, Leandro Andrade Henriques, e a psicóloga credenciada da UFOP, Isabela Silva Ribeiro, dialogaram com os estudantes acerca das mudanças, renúncias e prioridades que a Universidade requer, além da importância da percepção do cotidiano para planejamento e alcance de metas. Além dos programas de assistência (bolsa permanência, moradia, alimentação e transporte), os psicólogos apresentaram aos estudantes alguns dos programas de orientação que a Universidade trabalha, como o Foco nas Metas, Reorientação Profissional e Bem-vindo Calouro. Segundo Leandro, a experiência de conviver com as mudanças e com as diversidades é uma forma importante de conhecer e respeitar o espaço do outro, é quando a juventude busca sua identidade. Para a caloura do curso de Jornalismo, Mariana Moschem, a Semana de Integração é um momento de grande importância para conhecer a Instituição, socializar e criar vínculos. Ela acredita ainda que a Semana é uma forma de fazer com que o calouro ingresse no meio acadêmico de forma descontraída e espontânea, para que esteja mais à vontade no início das aulas.
Os estudantes participaram ainda de oficinas relacionadas a artesanato, escrita feminina, gosto musical, enfrentamento da homofobia na Universidade, realizadas no Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS). A oficina "Percebendo o espaço: corpo, lugares e sentidos no ICHS", coordenada pela aluna do 3º período do curso de Pedagogia, Elina Penna, propôs aos participantes observarem o modo como se locomovem, agem e ocupam o espaço do Instituto no cotidiano. Segundo Elina, "a ideia surgiu depois de perceber o quanto as pessoas têm seus corpos condicionados, acostumados. A proposta é levar nossos corpos a lugares do ICHS onde nunca tínhamos passado, ou até mesmo percebido", assinala. Os estudantes circularam por vários recintos, caminharam na ponta dos pés e observaram seus movimentos corporais. Para a participante e estudante do curso de Pedagogia, Iara Marinho dos Reis, a oficina fez pensar no modo como, "às vezes, os estudantes dependem de alguma atividade acadêmica para legitimar algo que desejam fazer", observa.
Calouros e veteranos puderam participar também de uma palestra com a professora da Unicamp, Maria da Glória Gohn, uma das maiores especialistas do Brasil em movimentos sociais. Ela traçou um paralelo entre característcas de movimentos sociais de décadas anteriores até os novíssimos movimentos sociais da atualidade. Gohn é autora de mais de 20 livros, todos da Sociologia, com foco principal nos movimentos sociais. Para ela, a nova geração de jovens não se identifica com as formas de organização existentes, mas reage ao modelo de sociedade em que vive, "de muito consumo, mas de qualidade de vida sofrível", comeneta. A pesquisadora estudou as manifestações de junho de 2013 no Brasil e tem livro sobre o assunto, intitulado "Manifestações de junho de 2013 no Brasil e praças dos indignados no mundo".
No último dia de evento, foi inaugurada a Sala de Acessibilidade e Inclusão da Biblioteca no ICHS. O espaço é destinado às pessoas com deficiência e/ou necessidades específicas. A sala funcionará de segunda a sexta-feira, paralelamente ao funcionamento da Biblioteca que contará com um monitor diário para dar auxílio aos usuários.
A Semana de Integração teve como encerramento uma "calourada", com a presença de calouros e veteranos. Para a diretora do Instituto, Margareth Diniz, as atividades realizadas na Semana de Integração foram importantes para a interação de pesquisadores, alunos de graduação, pós-graduação, convidados do ICHS e ICSA e, principalmente, porque a união dos dois institutos fortalece os campi da UFOP em Mariana.