Criado por Administrator em qui, 23/10/2014 - 10:14
Daiane Bento
Nos dias 20 e 21 de outubro, a UFOP sediou o Seminário Inter-Regional Sul/Sudeste da Rede Latino-Americana pelo Constitucionalismo Democrático. O evento, que teve como objetivo refletir sobre um sistema político plural que garanta a diversidade, pensando no direito individual e coletivo, reuniu no Auditório do Departamento de Engenharia Geológica (Degeo) professores e estudantes de mais de 10 universidades das duas regiões.
O professor José Luiz de Magalhães, coordenador da região Sudeste, iniciou as conferências e as apresentações de trabalhos, destacando a importância da participação popular nas reflexões sobre novas constituições. "A mudança de postura dos cidadãos é que vai levar ao diálogo com o outro e, dessa forma, construir juntos um novo argumento que beneficie a todos, a ideia de uma nova democracia", ressalta o coordenador.
Para os estudantes, o contato com outros pesquisadores enriqueceu os debates do Seminário. “É uma outra visão para os estudantes se aprofundarem no tema, já que tivemos a oportunidade de apresentar artigos e tivemos contatos com pesquisadores e professores de outras universidades”, destaca a aluna Flávia Leandro, do Centro Acadêmico Pedro Paulo (CA de Direito).
O encontro Nacional da Rede será realizado em novembro, na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná. Saiba mais pelo site.
Sobre a Rede
A Rede foi criada com o intuito de reunir especialistas de toda a América Latina, mais de 300 atualmente, que realizam pesquisas buscando estudar, compreender, construir teorias sobre o novo constitucionalismo e divulgar essas novas ideias e novos direitos centrados na questão da diversidade individual e coletiva. A iniciativa possui um coordenador em cada país latino-americano, além das coordenações regionais.



Ouvidoria




