Criado por Administrator em qui, 23/10/2014 - 17:19
Daiane Bento
Com o tema "Discutindo diretrizes da educação básica, buscando novas possibilidades para a educação a distância", o Departamento de Educação e Tecnologias (Deete) e o Centro de Educação Aberta e a Distância (Cead) promoveram o 1° Seminário de Educação e Tecnologias.
O evento foi uma oportunidade de encontro entre docentes, discentes e outros membros de instituições que têm polos ou estudam na Universidade Aberta do Brasil (UAB), além de membros do Cead, alunos de pós-graduação e profissionais da Rede Pública de Ensino. Com o objetivo de ser um espaço de troca de experiências e reflexões entre os participantes e também de divulgação, integração e estimulação de novas experiências no ambiente virtual de aprendizagem (AVA), o evento contou com a participação de professores de outros nove institutos relacionados à educação.
O foco foi o debate do tripé da universidade brasileira: o ensino, a pesquisa e a extensão, com a intenção de tecer uma rede de troca de experiência com pesquisadores convidados, professores da UFOP, tutores, estudantes de licenciaturas e profissionais da educação das redes públicas estadual e municipal. Atividade cultural e mesas-redondas com participação de especialistas buscando oferecer discussões do tema e diferentes abordagens integraram a programação.
"O ensino, a pesquisa e a extensão na Educação a Distância (EaD) - desafios e perspectivas" foi o tema da mesa realizada na tarde da última quarta-feira (22). Professores da UFOP compuseram a mesa, mediada pela professora Adriana Tonini, que reforçou a aproximação do EaD junto aos projetos de extensão, buscando estreitar esses laços.
O professor Rogério dos Santos, pró-reitor de Extensão da UFOP, destacou a extensão como elo de diálogo para todos os tipos de conhecimentos. "Na UFOP, a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) conta com diversos trabalhos cadastrados e parcerias externas com outras instituições, como o Iphan e a Faop, e busca inserir projetos de cultura e arte em editais separados pelas suas especificidades. Existem outros projetos extensionistas, como o Festival de Inverno e o Fórum das Letras, além de iniciativas de professores e alunos que são consideradas de extensão. A Proex é um órgão que busca não interferir nos projetos e sim ajudar na realização e potencialização deles com os recursos disponíveis. Por isso é importante cadastrá-los, pois, além de receber os recursos e se autoaajudarem, isso é importante para os índices da Universidade que, dessa forma, pode receber mais recursos e ser reconhecida", explica o professor Rogério dos Santos.
O intuito é realizar esse encontro anualmente, pois permitirá que outros temas relevantes sejam privilegiados e que, a cada evento, novas práticas sejam evidenciadas.