Ir para o conteúdo

Seminário de História da Historiografia promove debate sobre as relações entre Brasil e Alemanha

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Júlia Mara Cunha

Com o tema "Teoria da História e História da Historiografia: diálogos Brasil - Alemanha", começou no dia 12 de agosto, no Instituto de Ciências Sociais e Humanas (ICHS), o 7° Seminário Nacional de História da Historiografia(SNHH).

O evento vai até o dia 15, quinta-feira, e busca promover o intercâmbio acadêmico entre pesquisadores, professores e alunos em torno do debate sobre as relações entre Brasil e Alemanha.

Com cerca de 500 contribuições inscritas nos 13 simpósios temáticos e comunicações livres, o Seminário deste ano conta com a presença de professores da Universidade Federal de Brasília (UNB), da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) e Vanderbilt University (EUA), entre outras.

“Os conferencistas foram escolhidos pelos organizadores tendo em vista o mérito de suas reflexões em seus respectivos campos, bem como o cuidado de representarem a diversidade temática, teórica, regional e institucional da produção sobre o tema”, afirmou um dos organizadores do evento, o professor de História da UFOP, Luiz Estevão de Oliveira Fernandes.

O evento é promovido pelo Núcleo de Estudos em História da Historiografia e Modernidade (NEHM), pela linha de Pesquisa Culturas, Ideias e Historiografia do Programa de Pós-graduação em História da UFOP, assim como pela Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia - SBTTH.

Toda a programação está disponível no site: www.seminariodehistoria.ufop.br/7snhh.

Histórico do Seminário:
             
O Seminário Nacional de História da Historiografia (SNHH) teve seu início no ano de 2007, como uma continuação do evento ocorrido em 2006, intitulado “Seminário Caminhos da Historiografia Brasileira Contemporânea”. Desde 2012, com a consolidação da história da historiografia e do evento promovido pelo curso de história da UFOP, o SNHH tornou-se internacional e seu nome passou a ser Seminário Brasileiro de História da Historiografia, mesmo mantendo a mesma sigla.