Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Seminário debate pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

Gabriel Campbell

 

Organizado pelo Comitê de Ciências Sociais Aplicadas e pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFOP,  evento foi realizado na quarta (13), e com a presença de professores e alunos de diversos cursos, principalmente da área de humanas.

A organizadora do evento, Professora Fernanda Faria afirma que o seminário é importante para a universidade, para atualizações e debates pertinentes, não só para a área de Ciências Sociais Aplicadas, como para as demais áreas do conhecimento, no âmbito interno e externo (frente às instituições de pesquisa e fomento relevantes). "É também um espaço para avançarmos em questões propositivas que contribuam para o desenvolvimento da pesquisa", acrescentou Faria.

PALESTRAS - A primeira palestra foi: Panorama e discussões atuais sobre a área do CSA no CNPq, ministrada pela Professora da PUC Rio e Membro do Comitê Assessor (Direito) do CNPq, . Iniciada com um apanhado histórico sobre o direito, tanto internacional quanto nacional, foram esclarecidos os conceitos de direito e as aplicações na sociedade. De acordo com ela, a constituição do Brasil sempre foi oscilante: “A constituição no Brasil é bipolar. Como diz o Tom Jobim: ‘O Brasil não é um país para principiantes’", concordou a professora.

Na sequência, a segunda palestra foi sobre os desafios e perspectivas da pesquisa na UFOP, realizada pelo professor e Pró-reitor Adjunto de Pesquisa e Pós- Graduação da UFOP, Alberto Castro Fonseca. O objetivo foi esclarecer a situação atual da Instituição na área de pesquisa e propostas futuras, além de enfatizar a ascendência da área de ciências sociais aplicadas dentro da Universidade. “ A intenção é originar inspiração de outros seminários em outras áreas também”, ressalta o professor.

A última palestra abordou o tema: Avanços e limitações na área de CSA no âmbito da Fapemig, com a participação da professora e coordenadora da Câmara de Assessoramento para a área de Ciências Sociais Aplicadas, Andrea Rocha de Paula. Ela discorreu sobre o órgão de apoio à pesquisa em Minas Gerais, a FAPEMIG, e discutiu sobre a importância da representatividade das instituições nessa ordem de pesquisa.

                                                                                                                                                  Foto: Carol Vieira


Professora Fernanda Faria Silva, coordenadora do Comité e o pró-reitor adjunto de Pesquisa e Pós-graduação, Alberto Fonseca
                                                                 

REPERCUSSÃO - Segundo o professor do Jornalismo, José Benedito Donadon, o evento foi de grande importância, pois gerou visibilidade aos cursos de ciências sociais aplicadas para melhor garantir pesquisas na área.

A professora Fernanda Faria, integrante do Comitê CSA, disse que todos os integrantes do Comitê estão à disposição dos "colegas e alunos de nossos cursos para intermediar sugestões e demandas à PROPP". Ela acrescentou que "a colaboração de todos sugerindo, endossando, discordando, argumentando é fundamental. Portanto, estamos à disposição para críticas, sugestões e esclarecimentos.”

Os certificados estarão disponíveis a partir de segunda (18) nas secretarias dos departamentos de origem de cada inscrito.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.