Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Seminário promove reflexão sobre a atual formação docente

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

Tamara Pinho, com Ana Clara Antoun

Na manhã do segundo dia do "Seminário Regional de Pesquisa sobre Formação e Profissão Docente", alunos e professores da educação básica e da superior se reuniram para debater sobre a formação do docente na Região dos Inconfidentes. O painel "Itinerários da pesquisa sobre formação de professores – Região dos Inconfidentes" contou com a apresentação das pesquisas dos professores do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) , José Rubens Jardilino, Erisvaldo dos Santos e Margareth Diniz, visando traçar o perfil do professor na Região dos Inconfidentes. 


A professora Margareth Diniz, em sua apresentação, ressaltou que a sua pesquisa tem o objetivo de discutir temáticas que esbarram na formação do professor que ainda não produz efeitos na mudança da prática docente. "Os professores ainda não estão preparados para lidar com a diversidade e a inclusão e é isso que estamos analisando para mudar esse quadro."

As alunas do mestrado em educação da UFOP Maria Helena Fernandes e Graisse Kelli Castro que estão iniciando a pós-graduação com linha de pesquisa sobre a formação docente dizem que o seminário vem para contribuir e esclarecer pontos importantes da pesquisa delas. "A  troca de experiência proporcionada pelo seminário contribui para uma formação de qualidade. Aprendemos a realizar o ensino e o aprendizado, não apenas o conteúdo, mas valores da sociedade atual", conta Maria Helena. 

O seminário foi realizado pelo Grupo de Pesquisa sobre Formação e Profissão Docente (Foprofi), com o objetivo de estabelecer não só mais união entre as pesquisas já desenvolvidas pelo Foprofi, como também de novas parcerias com grupos que também pesquisam a formação docente. Estiveram no seminário representantes de diversas universidades mineiras, como Universidade Federal de Viçosa e Universidade Federal de São João del-Rei.
 
itinerriosdapesquisa_de_formacaodocente.jpg 
Painel 1: Itinerários da pesquisa sobre formação de professores - foto: Amanda Sereno

 

Seminário Regional de Pesquisa sobre Formação e Profissão Docente reúne e debate pesquisas de grupos mineiros 

 

Na última quinta-feira (28), o Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFOP recebeu diversos pesquisadores e professores com o intuito de debater questões teórico-metodológicas, práticas e experiências educativas acerca da formação docente. As mesas, os painéis e as exibições de pôsteres fizeram parte do 1º Seminário Regional de Pesquisa sobre Formação e Profissão Docente. 

O professor José Rubens Lima Jardilino, coordenador do Grupo de Pesquisa de Formação e Profissão Docente da UFOP (PROFOFI), aponta que o objetivo maior do seminário é compartilhar as pesquisas da área, o seu andamento e o impacto prático desses estudos em Minas Gerais. "O encontro foi maravilhoso, recebemos professores da Federal de Viçosa, da Federal de Juiz de Fora, de São João del-Rei, da Federal de Minas Gerais, da Estadual de Minas Gerais, além dos nossos pesquisadores da área. É uma grata surpresa, a multiplicidade temática é impressionante, temos pesquisas das práticas docentes a partir das identidades dos professores, da diversidade cultural, de gênero. Pudemos constatar que Minas está em sintonia com a pesquisa nacional."

Alunos de graduação e de pós-graduação exibiram pôsteres das suas pesquisas a fim de dar visibilidade a elas e compartilhar os resultados já obtidos. Para montar seu trabalho, os alunos Eduardo Mognom e Samuel Vinicius da Silva trabalharam a metodologia do incentivo da história para criar um outro caráter metodológico de recurso didático."Com essa construção experimental que nós tivemos a partir da produção do jogo e sua prática, pudemos perceber que existem recursos didáticos que podem ser utilizados pelo professor de todas as instâncias (seja ela municipal, estadual, federal), intensificando a construção do jogo como um recurso possível para a alimentação da aprendizagem", explica Eduardo. 

Encerrando a programação do seminário, o painel "Ecos regionais: a pesquisa sobre formação de professores em Minas Gerais" reuniu quatro representantes de grupos de pesquisa de formação docente. Iara Guimarães, representante do grupo Formação docente, saberes e práticas de ensino de História e Geografia (GEPEGH/UFU)apontou como desafios do grupo o aprimoramento da forma de gestão, que é de extrema importância para a sua continuidade, e a intensificação dos intercâmbios nacionais e internacionais. Ainda no painel, foi posta em discussão a intenção de criar uma rede de grupos de formação docente para que os avanços sejam compartilhados e experimentados cada vez mais nas salas de aula. 

 

 01139_051_3675873583632668728.jpg 

Público acompanha palestra da professora Joana Romanowsky (PUC-PR) - Foto: Amanda Sereno 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.