Criado por Administrator em seg, 24/11/2014 - 11:17
Ana Elisa Siqueira
Com o tema interdisciplinaridade, diversos seminários promovidos pelo grupo “Desenvolvimento, Cidadania e Políticas Públicas”, coordenado pelo professor do curso de Ciências Econômicas da UFOP André Mourthé, movimentaram o Icsa ao longo da última semana.
Tiago Gambi, professor da Universidade Federal de Alfenas, ministrou a palestra "Pesquisa, Pós-Graduação e Interdisciplinaridade" e deixou claro, em sua fala, que a tendência das universidades brasileiras é, cada vez mais, utilizar do caráter multidisciplinar dentro dos cursos. A maior dificuldade, segundo ele, é na infraestrutura. Quase nenhum curso no Brasil oferece estrutura suficiente para que projetos que envolvam a multidisciplinaridade ocorram da forma desejada. Tiago também afirmou que há resistência de grande parte do corpo docente em relação a essas mudanças. Segundo ele, a interdisciplinaridade gera um conhecimento maior, mais geral, e o mercado de trabalho tende a exigir cada vez mais.
Gilson Nunes, professor do Departamento de Museologia da UFOP, afirmou que ''às vezes falta interesse administrativo" para que os cursos se integrem mais e que a interdisciplinaridade esbarra nas dificuldades burocráticas.
Já o estudante de Ciências Econômicas Leonardo Oliveira, do terceiro período, esteve presente no último dia do evento e achou a experiência bastante positiva: "Assisti a uma palestra muito legal sobre o mercado de alimentos que me fez enxergar esse mercado de forma diferente."