Criado por Administrator em ter, 11/09/2007 - 00:00
Os cerca de 600 servidores técnicos-administrativos da UFOP que estavam em greve desde o dia 1º de junho, retornaram ao trabalho nessa segunda-feira, dia 10. A decisão de encerrar o movimento que durou 98 dias foi tomada durante assembléia realizada na quarta-feira, dia 05.
O comando de greve do Sindicato Assufop se posiciona contra o acordo firmado entre o governo e a Federação de Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra), mas o consenso foi pelo término da paralisação.
O acordo prevê que os técnicos-administrativos ativos, aposentados e pensionistas, integrantes da Carreira regulamentada pela Lei 2005 11.091, de 15 de janeiro de 2005, farão jus à contrapartida de R$42,00, com início em novembro de 2007, a título e contribuição para o Auxílio Saúde Suplementar. Outro ponto acordado foi em relação às Tabelas Remuneratórias. Será encaminhada à Casa Civil a proposta para reestruturação das Tabelas para que seja construído um instrumento legal para não absorver o Vencimento Básico Complemnetar (VBC). O governo se compromete a retomar as discussões sobre a racionalização dos cargos técnicos-administrativos, sobre os percentuais de incentivo à qualificação e a conceder novo prazo para adesão à Carreira de que trata a Lei 11.091/05, sem efeitos retroativos para atender aqueles que não entraram no tempo previsto.
Segundo a Fasubra, será realizada uma plenária nacional, dentro de 60 dias, para definir os rumos do movimento no país.