Criado por Administrator em qua, 21/09/2011 - 15:40
O grupo Liga dos Comunistas - Núcleo de Estudos Marxistas, coordenado pelo professor do Curso de Serviço Social, André Mayer, promove neste segundo semestre letivo encontros quinzenais, abertos à comunidade, sobre imperialismo e financeirização do capital.
A partir do dia 29 de setembro, o grupo se reúne das 17h às 19h no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), em Mariana. Para o primeiro encontro, o texto discutido será "Economia política: uma introdução crítica", de J.P. Netto e M. Braz.
Confira abaixo a programação prevista dos encontros:
SETEMBRO
29: Apresentações / História da Liga / Programa / Adesão
NETTO, J. P. e BRAZ, M. Economia política: uma introdução crítica. São Paulo: Cortez, 2006. Itens 8.3. O estágio imperialista e 9.5. A financeirização do capital.
OUTUBRO
06 - HILFERDING, R. O Capital Financeiro. São Paulo: Nova Cultural, 1985. Cap. XIV: Os monopólios capitalistas e os bancos. (transformação do capital em capital financeiro) e Cap. XV: A fixação de preços dos monopólios capitalistas e a tendência histórica do capital financeiro.
20 - LÊNIN, V. O imperialismo: fase superior do capitalismo. São Paulo: Centauro, 2005. Cap. I: A concentração da produção e os monopólios; Cap. II: Os bancos e o seu novo papel; Cap. III: O capital financeiro e a oligarquia financeira; Cap. IV: A exportação de capital e Cap. V: A partilha do mundo entre as associações capitalistas.
NOVEMBRO
03 - LÊNIN, V. O imperialismo: fase superior do capitalismo. São Paulo: Centauro, 2005. Cap. VI: A partilha do mundo entre as grandes potências; Cap.VII: O imperialismo - fase particular do capitalismo; Cap. VIII: O parasitismo e a decomposição do capitalismo; Cap. XIX: Critica do imperialismo e Cap. X: O lugar do imperialismo na história.
17 - CHESNAIS, F (org.). A finança mundializada. São Paulo: Boitempo, 2005.
Apresentação - Introdução - O capital portador de juros: acumulação, internacionalização, efeitos econômicos e políticos.
DEZEMBRO
01 - MÉSZÁROS, I. O desafio e o fardo do tempo histórico. São Paulo: Boitempo, 2005. Cap. 2: A incontrolabilidade e a destrutividade do capital globalizante e Cap. 9: O socialismo do século XXI.
15 - Avaliação e Planejamento do próximo semestre



Ouvidoria




