Criado por Administrator em seg, 02/07/2007 - 00:00
A cantora Margareth Menezes se apresenta no Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana nesta segunda-feira, 16 de julho. Batizado como Brasileira, o show está marcado para começar às 21h, na Praça da Sé, em Mariana. Além de integrar a programação do evento, que se estende até o dia 29 de julho, o show festeja os 311 anos da cidade de Mariana. A apresentação será, ainda, marcada por mais uma comemoração. Duas décadas depois da estréia como cantora e ainda colhendo os frutos do sucesso e popularidade, a baiana Margareth Menezes celebra seus 20 anos de carreira.
Desde 1987, foram 15 turnês internacionais, o que a fez percorrer todos os continentes, e 11 trabalhos lançados. Lançou seu primeiro disco, Margareth Menezes, em 1988, seguido de Um Canto Pra Subir no ano seguinte, do estourado Kindala, do belíssimo Luz Dourada e do contagiante Gente de Festa que contou com as participações de Maria Bethânia e Caetano Veloso, em 1991, 1993 e 1996 respectivamente.
Nessa mesma época, a estrela baiana foi premiada com Troféu Imprensa de melhor cantora, indicada ao Grammy por melhor disco e se tornou musa em países da Europa, no Japão e nos Estados Unidos, onde lançou alguns de seus álbuns. Com isso Margareth alcançou o objetivo de difundir entre os ouvintes brasileiros e estrangeiros seu trabalho que tem elementos das musicalidades afro, portuguesa e indígena.
Onde Margareth Menezes pôs as mãos depois desse período de divulgação e consolidação de seu estilo particular e irreverente, virou sucesso e marcou diferentes momentos da música popular brasileira. Em 2000, Maga criou o único bloco à fantasia do carnaval baiano, Os Mascarados, que trouxe o resgate da alegoria para a cidade e vem crescendo em número de foliões a cada ano. Um ano depois a produção de Carlinhos Brown e Alê Siqueira para disco Maga Afropopbrasileiro, fez da cantora uma sensação de público, especialmente pelo sucesso da faixa “Dandalunda”. Em 2003, a gravação ao vivo do CD Tete-aTete rendeu mais alegrias pela excelente aceitação e por ter emplacado o primeiro lugar em vendas.
Em 2004, assistida por um público de 50 mil pessoas e contando com as participações de Alcione e da bateria da Mangueira, Margareth gravou seu primeiro DVD durante a apresentação no Festival de Verão Salvador e ganhou DVD de Ouro pelo trabalho. Ainda neste ano, fez participações em filmes como Foliar Brasil e Moro no Brasil, e foi mais uma vez destaque na imprensa internacional. Depois dos jornais The New York Times, Le Monde, Washington Post e Players, foi a vez do Los Angeles Times dar destaque à cantora considerando-a a “Aretha Franklin brasileira”.
Depois da temporada realizando um show acústico em parceria com o violonista Saul Barbosa e com o percussionista Marquinhos Lobo, com quem trabalha desde o início de sua carreira, Maga lança em 2006 seu nono CD, Pra Você, que teve as participações de Ivete Sangalo e Cláudio Zoli. O disco abriu portas para mais uma turnê internacional e gerou sua participação no Ano do Brasil na França, onde se apresentou para 2 mil pessoas.
No ano passado, a cantora brilhou na abertura da Copa da Cultura em Berlim ao lado de Gilberto Gil e lançou os CD e DVD Brasileira – Uma Homenagem ao Samba-reggae. Foi novamente indicada ao Grammy Latino como melhor álbum pop contemporâneo brasileiro e participou de outros em favor do Movimento Afropopbrasileiro, apoiado pela cantora juntamente com as entidades sócio-culturais Ilê Aiyê, Muzenza, Filho de Gandhy, Male Debalê e Cortejo Afro.
Neste ano em que comemora 20 anos de carreira, Margareth Menezes foi destaque do Carnaval de Salvador e homenageada pelo trio elétrico Expresso 2222 do cantor e ministro Gilberto Gil. Em maio, subiu no palco do Teatro Municipal do Rio de Janeiro para receber o troféu de melhor cantora na categoria Voto Popular, do Prêmio Tim de Música.
A programação completa do Festival está disponível no site www.festivaldeinverno.ufop.br.
O Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana - Fórum das Artes 2007 é uma realização da Universidade Federal de Ouro Preto em parceria com as Prefeituras Municipais de Ouro Preto e Mariana. O evento é patrocinado pelas seguintes empresas: Gerdau Açominas, Ministério do Turismo, Ministério da Cultura, Petrobras, Cemig, Eletrobrás, SESU - MEC, Companhia Vale do Rio Doce, Caixa Econômica Federal e Secretaria do Estado da Cultura.