skip to content

Seminário lança Frente UFOP em Defesa da Universidade Pública

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Lívia Ferreira
O primeiro Seminário em Defesa da Universidade Pública e das Expressões Democráticas, reunindo docentes, discentes e técnicos-administrativos no lançamento nacional da Frente UFOP em Defesa da Universidade Pública e das Expressões Democráticas, aconteceu na manhã desta terça (4), no auditório do Centro de Convenções. O projeto tem como objetivo preservar o caráter público da educação superior e a liberdade de mobilizações para que sempre exista debate dentro do ambiente acadêmico. 

A mesa do evento foi composta pela reitora da UFOP, Cláudia Marliére, pelo presidente da Associação dos Servidores da UFOP (Assufop), Sérgio Neves, pelo presidente da Associação dos Docentes da UFOP (Adufop), André Mayer, pela pró-reitora de graduação, Tânia Garbin, e pela presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) recém-eleita, Tamires Aquino, além do professor convidado Eduardo Condé, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Durante o seminário, os participantes abordaram a importância da mobilização conjunta dos segmentos da Universidade e as expectativas do futuro da educação pública no Brasil. "A gente tem que se organizar e se preparar para o que vem por aí. A conjuntura é desfavorável e o que se vislumbra é muita luta", disse Sérgio. 

A reitora Cláudia Marliére destacou a importância da educação no geral. "Nós estamos pouco mobilizados para trazer resistência. A educação é libertadora e trabalha para a democracia." 

Defesa da Educação Pública — Em reunião com bases sindicais em Brasília, 4 de dezembro foi definido como o Dia de Luta em Defesa da Educação Pública junto à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que também participa das mobilizações. 

Veja também

22 Setembro 2016

A decisão foi tomada na manhã desta quinta-feira, 22, em assembleia realizada na sede do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos da...

Leia mais

29 Setembro 2016

Seguindo a agenda nacional da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior do Brasil (Fasubra), servidores...

Leia mais

26 Outubro 2017

A decisão foi tomada em assembleia geral da categoria. Saiba mais.

Leia mais

10 Novembro 2017

Mais informações no site do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos da UFOP (Assufop) e no da Associação dos Docentes da UFOP...

Leia mais