Ir para o conteúdo

Curso de Música da UFOP passa por transformações para 2019

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG

Quem tem interesse em fazer graduação em Música na UFOP deve ficar atento às vagas oferecidas no SiSU no próximo ano, pois a prova de aptidão específica será extinta e só será considerado o resultado das provas do Enem de 2018. O curso, que é exclusivo de licenciatura, também sofrerá alterações na matriz curricular.

O currículo do curso de Música vai além da formação inicial, que é a preparação do aluno para a sala de aula, preparando-o também para a pesquisa e buscando seu aprimorando em um instrumento. A adaptação da matriz curricular vem da necessidade de adequação às novas linguagens. Outro aspecto considerado são os alunos, que, em geral, buscam não apenas o título de professor de Música, mas também almejam lidar com novas tecnologias, com engajamento e pesquisa. 

NOVO CURRÍCULO - O novo currículo será composto pelos seguintes eixos: ensino e aprendizagem, com disciplinas de caráter pedagógico, ofertadas pelo Departamento de Educação da UFOP; disciplinas específicas de ensino da música; e disciplinas teóricas, como musicologia, filosofia e ciências humanas, auxiliando o aluno a refletir sobre as dinâmicas culturais em que a música se coloca. Além disso, as partes instrumental e vocal terão foco especial na nova matriz curricular do curso, estando presentes em todos os períodos. 

A coordenadora do curso de Música da UFOP, Virgínia Albuquerque, explica que a mudança no processo seletivo vem da percepção do sujeito como capaz e do entendimento de que ele, mesmo não tendo uma formação inicial específica em um instrumento, pode trazer experiências culturais que contribuam para o curso se tornar cada vez mais plural. 

Segundo Virgínia, nos primeiros semestres o aluno passará pelo processo de musicalização, que altera sua relação com a música, o modo como é afetado por ela e sua percepção do fazer musical, contribuindo para que ele se veja, com o tempo, não apenas como um mero reprodutor, mas também como criador.

No 5º período do curso, depois de passar pelas diversas modalidades instrumentais e de canto, em conjunto com a regência, o estudante poderá optar por um instrumento específico para se especializar até o último semestre. 

O incentivo a projetos de extensão e pesquisa, de forma articulada com a formação de professores, também é um foco importante, segundo a coordenadora, pois a expectativa é formar cada vez mais pesquisadores com trabalhos autorais. 

De acordo com Virgínia, o curso começou com uma experiência inclusiva e, com essas mudanças, preserva e amplia essa inclusão, uma vez que o processo de musicalização também deve levar em consideração as condições socioeconômicas dos estudantes e o acolhimento, especialmente agora, com o novo processo seletivo, exclusivamente por meio do Enem/SiSU, que a Universidade deve receber estudantes de diversas localidades do Brasil. 

Para mais informações sobre as vagas da UFOP no SiSU, acesse o site

Veja também

18 Março 2024

Já está disponível o Edital Prograd nº 21/2024, referente a terceira chamada para matrículas dos cursos com entrada no 1º...

Leia mais

7 Março 2024

Já está disponível o Edital Prograd nº 18/2024 , referente à segunda chamada para matrículas dos cursos com entrada no...

Leia mais

23 Fevereiro 2024

sisu_2024-1_-_destaque.png Confira a lista de espera . A lista relaciona os candidatos que se inscreveram no SiSU e aguardam vaga...

Leia mais

21 Fevereiro 2024

Em atendimento a uma orientação do Ministério da Educação (MEC), a divulgação do resultado da lista de espera do SiSU/UFOP...

Leia mais