Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Solenidade comemora os 25 anos do Programa de Pós-Graduação em Evolução Crustal e Recursos Naturais

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

dsc08109.jpgA Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), a Escola de Minas (EM) e o Departamento de Geologia (Degeo) celebraram, na última segunda-feira,14 de dezembro, os 25 anos do Programa de Pós-Graduação em Evolução Crustal e Recursos Naturais da Instituição. A solenidade foi realizada às 14h no auditório Carlos Walter do Departamento de Geologia da EM/UFOP, campus Morro do Cruzeiro e contou com a presença do corpo administrativo da Universidade, convidados, professores e alunos.

 

A abertura foi presidida pelo reitor da UFOP, João Luiz Martins, que passou o discurso ao representante do coordenador de programas especiais de Ciência e Tecnologia, prof. Nilton Souza Gomes, que abordou em sua fala o pleno funcionamento do Programa e da sua expansão no estado de Minas Gerais.

 

O diretor científico da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), José Policarpo, anunciou sobre o acordo assinado, em 10 de dezembro, com a empresa Vale, que proporcionará um investimento de em média 40 milhões para o Programa, o que torna a UFOP uma das maiores beneficiadas.

 

Na solenidade foram realizadas também diversas homenagens. O diretor de exploração e produção da Petrobrás, Guilherme de Oliveira Estrella, recebeu uma homenagem pelo apoio ao projeto e pela parceria da empresa com a Escola de Minas. O presidente da Fundação Gorceix, Cristovam Paes de Oliveira, foi agraciado pelos serviços prestados no Programa e afirmou, em agradecimento, que a Fundação continuará com o apoio a esse importante projeto tanto para a Fundação, UFOP, quanto para o país. E pela primeira coordenação do projeto, recebeu homenagem o prof. Antonio Wilson Guerra.

 

Ainda na ocasião, houve o descerramento da placa comemorativa dos 25 anos do Programa de Pós-Graduação e Evolução Crustal e Recursos Naturais e da placa de inauguração do auditório Carlos Walter Campos Marinho.

 

Logo após, o público assistiu à apresentação da palestra Programa de Pós-Graduação em Evolução Crustal e Recursos Naturais: Passado, Presente e o Futuro no Contexto do Brasil do Século 21, que narrou desde a formação dos geólogos, até a criação dos projetos do Degeo. Sobre o Programa, foram explicadas as metas para o triênio 2010 – 2012, algumas das quais consistem em ampliar a infra-estrutura e a sua internacionalização, além de criar uma linha de pesquisa em geofísica aplicada.

 

Para finalizar, foi realizada a palestra do Dr. Guilherme de Oliveira Estrella, que tratou sobre o Pré-Sal: Oportunidades para o Brasil. O geólogo explicou sobre a matriz energética mundial e o papel do petróleo, frisando que o futuro do petróleo será a petroquímica; sobre o Pré-Sal, indicando a formação e o possível aumento de reservas encontradas; e dos planos de investimentos de 2009 a 2013 da empresa. Esclareceu também a respeito dos desafios operacionais enfrentados, como logística, automação, novos materiais e exportação de gás.

 

 

 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.