Criado por Administrator em qua, 22/05/2013 - 16:17
Rolder Wangler
O reitor da Universidade Federal de Ouro Preto, Prof.º Dr.º Marcone Jamilson Freitas Souza, abriu as atividades do Sou Mais Juventude, realizadas nesta quarta-feira, 22 de maio. “O evento fortalece a ideia de que a tarefa de educar não passa exclusivamente pela sala de aula. Outras vivências necessitam e devem ser consideradas. Seu principal objetivo é abordar a juventude, visando compreendê-la na sua integralidade”, declarou o reitor.
As ações serão promovidas durante todo o dia, em Ouro Preto, no Centro de Artes e Convenções e no centro histórico. O projeto faz parte do Programa Caleidoscópio, de pesquisa e extensão, desenvolvido na UFOP desde 2009, cujo eixo se pauta pelas categorias de diferença, subjetividade, inclusão e direitos humanos.
A programação privilegiou as ações culturais, os debates e envolveu atividades relacionadas à área de saúde. No Centro de Convenções, os alunos fizeram testes de coordenação corporal, oferecidos pelo curso de Educação Física, no qual eram observados os movimentos que previam a condição física do participante.
Para as novatas Amanda Gonçalves, 19 anos, do curso de Administração e Daniele Murta, 18 anos, aluna de Química Industrial, as mesas mais esperadas eram sobre as repúblicas de Ouro Preto. “O calouro pode conhecer como funciona esse sistema de moradia e tirar dúvidas”, afirma Amanda.
Uma das mesas também abordou o assunto: “Repúblicas de Ouro Preto: Ontem e Hoje” contou com a participação de alunos e ex-alunos que relataram questões como superação e convívio. Outra mesa tratou sobre os discursos da juventude e debates sobre gêneros, comunicação local.
Houve ainda uma oficina sobre danças, ministrada pela professora do curso de Educação Física, Juliana Bergamin. Membros do projeto Rosários - Danças Folclóricas ajudaram no desenvolvimento das atividades.
O grupo Mambembe encantou o público com a apresentação do espetáculo “Balada para Romeu e Julieta”, no Centro de Convenções da UFOP.
A programação da parte da tarde e outras informações sobre o Sou Mais Juventude podem ser conferidas no site http://soumaisjuventude.ufop.br/?page_id=45



Ouvidoria




