Criado por Administrator em qui, 03/04/2014 - 10:24
Tamara Pinho
A manhã do terceiro dia do II Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição, do V Congresso Nacional de Alimentação e Nutrição e do I Seminário Interestadual e Intersetorial do Cecane/UFOP foi composta por mesa redonda e conferências que discutiram assuntos relacionados à nutrição, à alimentação e à pesquisa científica. A mesa redonda "Avaliação nutricional de grupos populares" foi dividida em três palestras "Avaliação antropométrica de gestantes", ministrada pelo professor Eduardo Atalah; "Avaliação nutricional de crianças", por Silvia Franceschini; e "Avaliação nutricional de adolescentes: problemas nutricionais de maior relevância", por professora Silvia Priore.
A primeira conferência "Métodos alternativos ao uso de animais no ensino e na pesquisa", o biólogo Thales de Astrogildo abordou o polêmico tema sobre o uso de animais em pesquisas e testes na indústria farmacêutica. Thales que possui tese de doutorado no assunto, falou sobre métodos alternativos que já vêm sendo usados no lugar de animais e explicou sobre os riscos que todos correm ao fazer testes em animais, uma vez que eles podem ter genética parecida com a humana, mas uma pequena porcentagem de diferença já traz riscos e chances de falhas nas pesquisas. Thales conta que é a primeira vez que ministra a conferência para profissionais da nutrição, uma área que a biologia tem explorado cada vez mais e é bom poder contribuir com isso. "Acho importante que em um curso de Nutrição já exista essa iniciativa para abrir essa discussão sobre experimentação animal, pois é um curso que tem uma importância para a área da saúde. Considero que essas discussões agregam informações para formar profissionais mais atentos a esses temas".
A aluna de nutrição da Universidade Federal de Juiz de Fora, Camile Machado, achou as palestras muito interessantes. "Apesar de não conseguir ver todas as palestras, temos a oportunidade de escolher o melhor tema e aquele nos interesse mais, pois são todos ótimas opções".
IMPORTÂNCIA DAS PUBLICAÇÕES - "Sou um cientista, trabalho em produzir dados, eu me conscientizei pouco a pouco que não basta apenas produzir os dados, é preciso divulgá-los da melhor maneira possível. Isso se faz por meio da artigos científicos", defende o professor emérito da UnB, Maurício Gomes Pereira, que ministrou uma conferência durante o evento. Maurício que é médico, hoje em dia dedica-se a dar palestras sobre divulgação e elaboração de artigos científicos. A palestra "Dar evidências à comunicação" abordou como divulgar artigos científicos, como publicá-los adequadamente mostrando quais são as regras para os artigos e como essas regras evoluíram. "O artigo científico é a base, a massa é a informação básica para você tomar decisões e recomendações, de modo que é importante a pessoa publicar bem para que os outros percebam claramente qual é essa evidência mostrada no artigo", finaliza.
Os congressos que ocorrem até sexta-feira (4), no Centro de Artes e Convenções da UFOP, realizados em parceria com a Universidade Federal de Viçosa. Os eventos, com a temática “Saúde e Tecnologia: Desafios para o Século XXI”, têm o objetivo de promover um amplo debate sobre tecnologias, discutindo sua aplicabilidade, formas de avaliação e de comunicação.
A programação oficial do evento pode ser encontrada no site.



Ouvidoria




