Criado por Administrator em qua, 17/04/2013 - 15:50
Ramon Cotta
O ex-aluno do curso de graduação em Física e mestrado em Engenharia de Materiais, Joner Oliveira Alves, ganhou o "Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade" da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da empresa VALE S.A. A premiação é referente a tese de doutorado “Síntese de nanotubos de carbono a partir do reaproveitamento de resíduos sólidos carbonosos”. Atualmente, o pesquisador faz parte da equipe da Aperam South America e leciona no Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste/MG).A cerimônia de premiação ocorre em maio, no edifício sede da Capes, em Brasília.
Defendida em 2011, na Universidade de São Paulo (USP), a tese foi eleita a melhor na área de "Aproveitamento, reaproveitamento e reciclagem de resíduos e/ou rejeitos". O trabalho contou com a orientação do Dr. Jorge Alberto Soares Tenório, professor titular da USP e convidado da Rede Temática em Engenharia de Materiais (Redemat). Esta é a quinta distinção recebida pelo pesquisador por trabalhos referentes à pesquisa de doutorado. Anteriormente foram concedidos o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia (UNESCO), Prêmio Antonio Mourão Guimarães (ABM/Magnesita) e menções honrosas no Prêmio AEA de Meio Ambiente (AEA) e Prêmio Capes de Tese (CAPES).

Joner conta que o destino dos resíduos sólidos é uma problemática mundial e uma das alternativas para a deposição dos resíduos poliméricos é a queima controlada visando a produção de energia. A pesquisa teve como objetivo estudar os gases gerados durante a queima destes materiais e visou o reaproveitamento na síntese de nanomateriais. “Deste modo, o bagaço da cana, o resíduo de milho, os pneus inservíveis e as garrafas PET foram incinerados em atmosfera controlada. Os gases da queima foram catalisados com o emprego do aço inoxidável, resultando em um material sólido. No produto catalisado foram obtidos nanotubos de carbono, materiais que possuem diversas aplicações potenciais dadas as excelentes propriedades apresentadas’’, explica.
Mais informações no site da Capes.