Ir para o conteúdo

Tese de professora do Departamento de Química da UFOP recebe premiação

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
A tese intitulada “Influência de Atividades de Modelagem na Qualidade dos Argumentos de Estudantes de Química do Ensino Médio” foi escolhida pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) como a melhor tese em educação produzida no ano de 2011.  A autoria é da professora do Departamento de Química da UFOP, Paula Cristina Cardoso Mendonça. Já a orientação é da professora do Departamento de Química e da Faculdade de Educação da UFMG, Rosária Justi.

Segundo o professor Orlando Aguiar, que fez parte da comissão de julgamento, a pesquisa e a tese se destacam pela originalidade, cuidado no tratamento dos dados e pelos resultados obtidos. Além disso, ele enfatizou a relevância da proposição do instrumento de análise da qualidade dos argumentos e sua importância frente à literatura da área.

Para receber a premiação de melhor tese em educação no ano de 2011, a professora Paula Mendonça irá participar de cerimônia na UFMG. A data ainda não foi divulgada. Ela também concorrerá para premiação de melhor tese em educação frente à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Em entrevista, a educadora ressaltou estar bastante contente com a premiação, principalmente porque sua tese foi escolhida para representar um programa que conta com várias linhas de pesquisa, sendo que a linha de Ensino de Ciências pôde ser contemplada a partir de sua tese.

Paula Mendonça afirmou que o prêmio é um reconhecimento de sua vasta revisão da literatura e da originalidade da pesquisa quando comparada à literatura nacional e internacional que trata das relações entre modelagem e argumentação no Ensino de Ciências.

Para a educadora, o prêmio reflete a parceira de anos de trabalho e colaboração no grupo de pesquisa “Reagir: Modelagem e Educação em Ciências”, coordenado pela professora Rosária Justi, do qual ela faz parte há 10 anos. Ela também disse que os resultados da tese estão sendo bastante inspiradores para trabalhar com os estudantes do curso de Química Licenciatura da UFOP e convida os demais colegas de trabalho a leitura da tese. Para aqueles que tiverem interesse em consultá-la, basta acessar o site da Faculdade de Educação da UFMG.