Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Time do Departamento de Computação da UFOP está na fase nacional da Maratona de Programação

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
1229813_10151850170698967_927514108_n.jpg
Fernanda Matias

O time do Departamento de Computação da Universidade Federal de Ouro Preto venceu, no dia 14 de setembro, em Juiz de Fora, a etapa regional da XVIII Maratona de Programação. Com a vitória, a instituição se classificou para a final brasileira, que ocorre nos dias 8 e 9 de novembro, em Uberlândia. Os primeiros colocados nessa próxima disputa irão concorrer a vagas para o campeonato mundial International Collegiate Programming Contest.

A equipe da UFOP é formada pelos alunos Leandro Augusto de Araújo Silva, Gabriel Resende Gonçalves e Bruno Henrique Miranda dos Santos, e treinada pelos professores Marco Antonio Carvalho e Túlio Toffolo. Gabriel Resende destaca que o resultado é importante em vários sentidos, inclusive para divulgar as atividades do curso de Ciência da Computação da UFOP e para adquirir mais conhecimento. 

O professor Túlio Toffolo contou que o grupo treina há cerca de dois anos, e que a vitória demonstra que ele tem condições de competir de igual para igual com times de outras instituições, que se dedicam a disputas há mais tempo. “A UFOP mostrou que tem competência. O resultado serve de motivação para que outros alunos também se interessem em fazer parte do time”, destaca.   

De acordo com o professor Túlio, a competição promove nos participantes a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe e a habilidade de resolver problemas sob pressão. Ele também observa que instituições e, principalmente, grandes empresas da área têm valorizado os estudantes que participam da Maratona.

A competição é promovida pela Sociedade Brasileira de Computação que existe desde o ano de 1996 e é direcionada a alunos de graduação e pós-graduação na área de Computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática, etc).

Durante a disputa, os times recebem um caderno de provas com questões a serem resolvidas sobre programação. Eles têm cinco horas para solucionar o maior número possível dos problemas apresentados. 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.