Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

TUI realiza pesquisa para identificar perfil do público do projeto

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Sendo um dos objetivos do Programa TUI: Teatro, Universidade e Informação difundir o consumo cultural do teatro, dando acesso aos equipamentos públicos, perceber que mais de 60% dos alunos envolvidos no projeto não costuma ir ao teatro é parte importante do planejamento das ações de educação, formação e comunicação. O dado foi obtido a partir de uma pesquisa de opinião realizada com os estudantes do ensino médio da Escola Estadual Dom Pedro II, localizada no Centro Histórico de Ouro Preto, na qual o TUI está atuando este semestre.

Realizada com o apoio do Núcleo Pedagógico do TUI e do Núcleo de Estudos Aplicados e Sóciopolíticos Comparados (Neaspoc) da UFOP, a pesquisa apontou que somente 27% dos entrevistados disseram que costumam ir ao teatro, contra 61,6% que não frequentam. A falta de interesse (24,7%), a falta de tempo (15%) e o fato de nunca terem oportunidade (11%) foram apontadas como principais fatores da não frequência ao teatro. Mesmo entre os que disseram que costumam ir ao teatro, a frequência é baixa: 11% disseram que vão às vezes, enquanto outros 12,3% disseram que vão raramente. Com relação ao gênero teatral, a comédia é a preferida, alcançando 16,4% da preferência.

Ainda com relação ao teatro, objeto da ação do Programa TUI, a maioria dos jovens afirmou que já assistiu a uma peça teatral na escola (93,2%), ao menos mensalmente (52%). Porém, 65,8% deles disseram nunca ter participado de uma oficina teatral. Desse total, 35,6% nunca tiveram interesse, 15,1% nunca tiveram oportunidade, 7% nunca participaram de uma oficina por causa da timidez nunca participaram de uma oficina, 1%  disse não ter tempo, enquanto 28% não sabem/não responderam.

O coordenador do TUI, professor Davi de Oliveira Pinto, comenta que, sendo a falta de interesse e de tempo os principais motivos apontados como justificativa, é importante buscar soluções focadas nesses pontos para que a  arte teatral faça parte das opções culturais dos alunos: “Daí a importância de programas como o TUI, que pretendem ampliar o horizonte cultural de seu público-alvo, inserindo uma opção que não é comum em seu cotidiano. Ao levar o teatro para a escola, com as cenas temáticas, e a escola ao teatro, com o espetáculo teatral, talvez possamos iniciar um processo de alargamento do horizonte dessa comunidade escolar”.

Curiosamente, em uma cidade que possui somente um cinema, a frequência a esse equipamento cultural alcança 83,6% dos entrevistados, que disseram que costumam ir ao cinema às vezes (16,4%), to mês (16,4%), toda semana (5,5%), por exemplo.  A pesquisa apontou a baixa participação dos jovens em atividades artísticas e/ou comunitárias.  A maioria disse não participar de grupos de dança (67,1%), de teatro (72,6%), de música (63%), religiosos (53,4%) ouconcernentes ao meio ambiente (72,6%).

Ao todo, foram entrevistados 73 alunos nos três turnos (manhã, tarde e noite). Com o questionário, foi possível realizar o levantamento de informações sobre hábitos e consumo culturais, além de informações dos estudantes, para adequação das ações e estratégias comunicacionais do TUI junto ao público-alvo. Também foram abordadas questões sobre temas a serem trabalhados em cenas específicas pelos atores do TUI, como uso de drogas, gravidez e DST.

Sobre o TUI

O TUI é um programa de extensão da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e tem como objetivo levar teatro e informação cultural aos alunos da rede pública da cidade.  O projeto conta com núcleos que desenvolvem trabalhos na área de criação, produção e comunicação. Em março, o TUI levará os alunos ao teatro para apresentação de uma produção desenvolvida pelos alunos do Departamento de Artes Cênicas (Deart), cujas personagens são quatro empregadinhas que encenam contratempos do dia a dia da profissão de uma forma descontraída, enquanto tratam de temas pertinentes aos jovens, como sexo, drogas e gravidez na adolescência
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.