Criado por Administrator em seg, 05/05/2014 - 17:09
Fernanda Mafia
Durante o 7º Encontro de Jornalismo em Rede, realizado nos dias 2 e 3 de maio, na cidade do Rio de Janeiro, a TV UFOP foi contemplada com mais uma premiação concedida pelo Canal Futura e universidades parceiras: foi o canal que mais veiculou reportagens em nível nacional no ano de 2013. Isso significa que, o nome da universidade, bem como das cidades da Região dos Inconfidentes, foram destaque em um canal que conta com uma audiência de mais de 46 milhões de pessoas, em especial para aquelas com idade entre 16 e 24 anos. “A TV UFOP sempre buscou valorizar e trazer nas reportagens a nossa cultura, as pessoas da nossa região e as histórias delas. Esse prêmio vem para nos mostrar que estamos no caminho certo”, conta Erica Vieira, coordenadora de jornalismo da TV UFOP.
Com um histórico de reconhecimento no Canal Futura, a emissora mineira já foi contemplada com o prêmio de maior participação em 2012, com 48 matérias exibidas nos veículos nacionais. Neste ano, o número superou as expectativas, chegando a 75 reportagens. Em 2010, o reconhecimento veio com a reportagem sobre musicoterapia. Já em 2008, a TV UFOP foi agraciada com o prêmio de melhor reportagem, contando a história do Bloco do Caixão, de Ouro Preto. Em 2013, a UFOP também ficou em segundo lugar com a reportagem que abordou as tradições da Goiabada de São Bartolomeu. "Essa é a constatação de um esforço da universidade e de uma equipe que trabalha de forma integrada e com autonomia, buscando sempre uma interlocução entre a Instituição e as comunidades em que está inserida", afirma Chico Daher, coordenador de Comunicação Institucional da UFOP.
Daniele Reis, Chico Daher, Erica Vieira, Agueda Martins e Vitor Secchin recebem a premiação
7º Encontro de Jornalismo em Rede
O Encontro de Jornalismo em Rede é uma iniciativa do Canal Futura e reúne os parceiros do canal em um encontro anual em que as equipes discutem metas e bases para o desenvolvimento de um jornalismo plural, que cumpra as diretrizes de informação de qualidade e educativa. “A construção de um jornalismo público, de caráter educativo, vem sendo cumprido por nossa equipe multidisciplinar, formada por jornalistas, técnicos, bolsistas, além de profissionais de outras áreas do conhecimento”, ressalta Erica Vieira.
No encontro de 2014, discutiu-se em painel as diferentes experiências de produções de pautas jornalísticas no campo da educação e a construção de um guia de produção e redação, que contou com a participação dos jornalistas e consultores Caio Túlio Costa, Carlos Eduardo Lins da Silva e Eugênio Bucci. Na sequência das apresentações, ocorreu um debate com as 38 universidades parceiras, mediada pelo jornalista da UFOP, Chico Daher. Segundo ele "foi um momento importante e estratégico para a comunicação educativa, considerando que defendemos a criação de um produto com tecnologia social, ou seja, algo capaz de transcender as relações entre os canais parceiros, servindo assim, de referência para outras instituições que tenham em sua pauta a construção de uma comunicação pública de caráter educativo".
Para o diretor de Programação, Jornalismo e Engenharia do Canal Futura, João Alegria, o Encontro de Jornalismo em rede é um momento de renovação do compromisso de aprender uns com os outros. “Não existe Canal Futura sem o apoio e a parceria das redes das quais fazemos parte. O relacionamento com as universidades é especial, pela afinidade de nossas agendas e do compromisso com a educação e o país”, finaliza.
Caio Túlio Costa, Carlos Eduardo Lins da Silva, Eugênio Bucci, Chico Daher e José Brito participam de debate no encontro



Ouvidoria




