Criado por Administrator em ter, 07/12/2010 - 14:30
A Educação Inclusiva é um dos maiores desafios do sistema educacional. Como garantir o direito de um deficiente de cursar o ensino superior regularmente? Esse é um processo que envolve a todos, trata-se de uma reestruturação da cultura, da prática e das políticas vivenciadas nas escolas de modo que estas respondam à diversidade dos alunos.
Prática pedagógica coletiva, multifacetada, dinâmica e flexível requer mudanças significativas na estrutura e no funcionamento da universidade, na formação humana dos professores e nas relações família - escola - colegas. Com força transformadora, a educação inclusiva aponta para uma sociedade inclusiva.
Hoje têm uma série de normas que garantem à acessibilidade nos espaços públicos e a Ufop como um local público zela para garantir ao aluno a adaptação. No entanto, como na época em que foi construída essa preocupação social ainda não existia suas instalações mais antigas ainda estão defasadas, mas aos poucos vão sendo modificadas. Há também a preocupação para que as novas edificações estejam de acordo com as normas da ABNT, como afirma Adilson Pereira dos Santos, Pró-Reitor Adjunto de Graduação.
Em diferentes contextos, há entendimentos variados para a expressão acessibilidade e ela têm sido associada ao compromisso de melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência. Entretanto, também está relacionada com a qualidade de vida de todas as pessoas, ao dizer que para uma sociedade ser acessível é preciso verificar seis quesitos básicos, segundo aponta Romeu Kazumi Sassaki, em Mídia e deficiência:
Acessibilidade Arquitetônica: Não deve haver barreiras ambientais físicas nas casas, nos edifícios, nos espaços ou equipamentos urbanos e nos meios de transportes individuais ou coletivos.
Acessibilidade Comunicacional: Não deve haver barreiras na comunicação interpessoal, escrita e virtual.
Acessibilidade Metodológica: Não deve haver barreiras nos métodos e técnicas de estudo, de trabalho, de ação comunitária e de educação dos filhos.
Acessibilidade Instrumental: Não deve haver barreiras nos instrumentos, utensílios e ferramentas de estudo, de trabalho e de lazer ou recreação.
Acessibilidade Programática: Não deve haver barreiras invisíveis embutidas em políticas públicas e normas ou regulamentos.
Acessibilidade Atitudinal: Não deve haver preconceitos, estigmas, estereótipos e discriminações.
Confira a produção da TV UFOP sobre Educação e Inclusão. A reportagem é de Sara Oliveira.



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