Criado por Administrator em seg, 19/08/2013 - 10:23
A TV UFOP foi contemplada como uma das dez emissoras públicas de televisão que receberão laboratório de TV digital por meio do programa Ginga Brasil do Ministério das Comunicações. A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), por meio da Fundação Educativa Ouro Preto, participou do Ginga.BR.Labs com o projeto intitulado “Pé da Letra”. A proposta é fazer um programa audivisual de caráter infanto-educativo que abordará ditados e expressões da Língua Portuguesa e como eles são compreendidos pelas crianças, explorando recursos pedagógicos e interativos.
O resultado foi divulgado nessa quinta-feira, 15 de agosto, pelo Ministério das Comunicações. As instituições classificadas vão ganhar os equipamentos para testar e produzir conteúdos e aplicações do middleware Ginga (um tipo de software para transmissão digital), que permite a interatividade na TV digital brasileira. Além do laboratório, quatro técnicos de cada uma dessas emissoras também vão passar por capacitação da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) no desenvolvimento de aplicações para a TV digital.
“Sermos agraciados com o laboratório digital para desenvolvimento de aplicações Ginga é uma vitória muito importante para a TV UFOP. Nosso canal, por ter sido criado dentro da Universidade, nasceu num ambiente de aprendizagem, no qual os métodos precisam ser apreendidos e reinventados constantemente, exigindo muito trabalho e criatividade. O novo laboratório será um estímulo relevante e fortalecedor de nossa produção e nos tornará capacitados no uso e no desenvolvimento de conteúdos interativos e digitais”, comemora a coordenadora de Conteúdo da TV UFOP, Fernanda Lima.
Com a implementação do laboratório digital de aplicações Ginga BR.Labs, a produção audiovisual do canal será fomentada por uma tecnologia de ponta, o que possibilitará à TV UFOP ser pioneira no desenvolvimento de programas interativos para TV digital.
O presidente da Feop, professor Rogélio Lopes Brandão, destaca que o laboratório do Ginga mostra mais um resultado de sucesso da parceria entre a Feop e a Universidade. O convênio será assinado dentro de 30 dias, a previsão é de que os equipamentos sejam entregues à TV UFOP após o treinamento dos profissionais.
Pé da Letra
O “Pé da Letra” propõe uma brincadeira lúdica, utilizando ditados populares, como “Cada macaco no seu galho”, para que as crianças possam interpretá-los por meio dos significados denotativos e conotativos desses termos. Ao mesmo tempo em que o projeto pretende incorporar os recursos tecnológicos de interação midiática, vai resgatar os valores da língua falada e da prosódia popular. Os episódios do Pé de Letra, com duração de dez minutos, serão gravados, inicialmente, em escolas com crianças na faixa etária dos seis aos oito anos.
“Esse laboratório de TV digital, por meio do projeto Pé da Letra, vai funcionar, ainda, essa ferramenta pedagógica para que os professores possam recorrer a esse conteúdo, que de forma lúdica explora as novas mídias como suporte das atividades em sala de aula”, aponta a vice-reitora, professora Célia Nunes.
A tecnologia do laboratório digital Ginga vai possibilitar a interação do público. Os multimeios de navegação que a criança terá acesso ao assistir o programa garantem uma viagem educativa, através da língua portuguesa e suas peculiaridades, tornando cada espectador em co-autor do programa exibido. Assim, o Pé da Letra será fonte de diversão e aprendizagem.