Criado por Administrator em qua, 22/12/2010 - 13:43
Com a aproximação do final do ano uma tradição secular ganha força, o presépio. Acredita-se que sua origem tenha se dado com São Francisco de Assis, em 1223 e projeta o episódio do nascimento do menino Jesus. Além de ser um dos maiores símbolos da fé cristã representa também uma manifestação da cultura popular que vem sendo ensinada de geração a geração.
A tradição e arte dos presépios encontram no Brasil uma de suas vertentes mais criativas, repleta de elementos sincréticos, traz as marcas da regionalidade.
Assim, com o intuito de manter a tradição cultural e religiosa viva a Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP) criou há 38 anos o Concurso Nacional de Presépios e tem por finalidade estimular as experiências de criações contemporâneas além de resgatar o sentido poético do presépio mineiro.
O concurso foi promovido pela FAOP e pelo Centro Cultural e Turístico do Sistema FIEMG levou o grupo de pastorinhas do Padre Faria, já que segundo o evangelho na noite em que Jesus nasceu um grupo de pastoras teria cantando em sua homenagem.
Assista a reportagem da TV UFOP