Criado por Administrator em qua, 11/03/2009 - 13:57
Foi divulgado no diário oficial da união a lista de projetos de secretarias da saúde e instituições de nível superior selecionados pelos Ministérios da Saúde e Educação para o PET-Saúde (Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde), no último dia 02 de fevereiro. A UFOP destacou-se no cenário nacional e de Minas Gerais ao fazer parte, juntamente com outras quatro Instituições de Ensino Superior, desta experiência inovadora, que é a concretização do 1º PET em Saúde do Brasil, tendo dois projetos aprovados: um para Ouro Preto e outro para Mariana.
Os projetos aprovados foram construídos pelos representantes e dirigentes da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) dos cursos de Medicina, Nutrição e Farmácia. Em seu desenvolvimento contou-se ainda com a participação de gestores da Secretaria Municipal de Saúde de Ouro Preto e Mariana.
O objetivo geral dos projetos é promover a formação de profissionais da saúde dentro de princípios éticos, comprometidos com a sociedade em que se inserem e aptos ao trabalho interdisciplinar numa equipe multiprofissional, por meio da vinculação entre ensino, pesquisa e extensão, tendo como cenário de aprendizagem o serviço público de saúde.
Para cumprir tal objetivo, a UFOP, aliando sua missão acadêmica e educacional, apoia a iniciativa de aproximar a formação de graduação em saúde no país e as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS), em especial na Atenção Primária, que se traduzem no Brasil pela Estratégia de Saúde da Família. Trata-se de um investimento da Universidade na formação em saúde junto aos serviços em parceria com instituições de saúde dos Municípios de Ouro Preto, Mariana e circunvizinhos, contando também com esta rede para forte apoio institucional para o desenvolvimento da proposta.
O PET Saúde de Ouro Preto é composto por 5 grupos de tutores/professores (2 medicina, 2 nutrição e 1 farmácia); 30 preceptores/profissionais de saúde (médico, enfermeiro, nutricionista, farmacêutico, psicólogo, fisioterapeuta); 60 estudantes bolsistas (medicina, nutrição e farmácia) e 90 estudantes não bolsistas. Já o PET Saúde de Mariana é composto por 1 grupo de tutor/professor (medicina); 6 preceptores/profissionais de saúde (médico, enfermeiro, farmacêutico); 12 estudantes bolsistas (medicina, nutrição e farmácia) e 18 estudantes não bolsistas. Contar-se-á também com a participação da Micro Regional de Itabirito em todo o processo de planejamento e atividades a serem realizadas.
Acredita-se que a aprovação dos projetos seja um reflexo da organização curricular pautada na busca do equilíbrio entre os determinantes da saúde e da doença, procurando, tanto na abordagem do conhecimento teórico, quanto em sua aplicação manter uma adequada articulação biológica, psíquica e social. Desde o início do processo de formação, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, o estudante envolve-se diretamente com a dinâmica dos serviços de saúde, trabalhando com problemas reais e assumindo responsabilidades crescentes de acordo com seu nível de autonomia, junto às equipes de saúde da família em Unidades Básicas.