Criado por Administrator em seg, 20/08/2012 - 17:07
No interior de Minas Gerais, palco da Inconfidência Mineira, cresce a cada dia a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), que, neste dia 21 de agosto, completa mais um ano de vida acadêmica: 43 anos de fundação.
Seu surgimento é resultado da união da Escola de Farmácia, fundada em 4 de abril de 1839, e da Escola de Minas, fundada em 12 de outubro de 1876. Embora ainda seja uma jovem Instituição de Ensino Superior, a UFOP possui raízes firmes no século XIX, perfazendo 173 anos de história.
Ao longo de décadas e mais décadas, a Universidade vem crescendo e se reinventando, adequando-se ao presente, às novas tecnologias e às demandas da sociedade, sem deixar de manter o olhar fixo em suas raízes, no Estado Mineiro e na grande Nação Brasileira.
A missão da Universidade Federal de Ouro Preto não se resume à formação de profissionais na graduação e pós-graduação, mas, também, de cidadãos, homens e mulheres comprometidos com a sociedade em que estarão inseridos.
Sem perder de vista sua responsabilidade social junto à comunidade, seja nos campi em Ouro Preto, Mariana ou João Monlevade, a Universidade mantém diversos projetos socioeducativos e culturais como forma de valorizar e dialogar com o seu público, porque compreende a importância de contribuir com a formação das novas gerações. Em cada ação, projeto ou formação discente, a UFOP constrói sua história.
Formando profissionais nas mais diversas áreas do conhecimento, a Universidade estende a toda a comunidade acadêmica as felicitações neste aniversário, na certeza de que todas as conquistas ao longo desses anos são fruto do trabalho e da dedicação de seus professores, servidores técnico-administrativos, estudantes, colaboradores e comunidade.
Parabéns!