Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

UFOP abre o campus Morro do Cruzeiro para atividades de treinamento esportivo e avaliação física

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Pelo menos uma vez por mês, policiais do Batalhão da Polícia Militar de Ouro Preto, Mariana e Itabirito utilizam o amplo espaço do campus Morro do Cruzeiro para realizarem exercícios de avaliação física. As atividades fazem parte de treinamentos e reciclagens que seguem o cronograma bienal da Polícia Militar de Minas Gerais e cada curso mensal atende a cerca de 20 policiais militares.

De acordo com o capitão Joilson Fernandes Bittencourt, são realizados no campus trabalhos de avaliação física, mas o treinamento dos policiais militares também inclui estudos e matérias que envolvem o dia a dia de trabalho. “A autorização do uso do espaço do campus por parte da direção colabora em muito para a formação e constante atualização dos policiais da região, em especial o ambiente agradável e receptivo da Universidade”, explica.

Para atender a essas e outras necessidades do uso do espaço físico da UFOP, há na Universidade uma série de projetos em andamento ou em avaliação para a construção de novas instalações no Centro Desportivo (Cedufop). Já estão sendo realizadas obras de cobertura da piscina e do ginásio de ginástica olímpica, e também há previsão de obras de cobertura e revitalização das quadras externas.

De acordo com o arquiteto Edmundo Dantas, da Coordenadoria de Planejamento e Gestão de Projetos (CPGP) da UFOP, encontra-se em fase de preparo da licitação a construção de uma pista de atletismo no campus, com padrão olímpico, além de arquibancadas e equipamentos próprios para a prática de esportes. O espaço poderá, no futuro, ser utilizado não só para treinamentos como o da Polícia Militar, mas também pela comunidade acadêmica e instituições e cidadãos de Ouro Preto, Mariana e cidades adjacentes.

O chefe de departamento do Cedufop, Professor Runer Augusto Marson, destaca o interesse do Centro Desportivo em desenvolver mais projetos que envolvam a comunidade local na prática de atividades esportivas. “Nossa disponibilidade é total, dependemos apenas da conclusão das obras de infra-estrutura”, explica. Com os projetos “Envelhecimento Humano”, voltado para a terceira idade, e “Saúde no campus” o Cedufop já oferece aulas de dança, ginástica e musculação. Interessados em deixar seus nomes na lista de espera devem entrar em contato pelo telefone (31) 3559-1517 ou diretamente na secretaria do Centro.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.