Criado por Administrator em qui, 24/04/2008 - 10:34
A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) é uma das instituições que apóiam o XXVI Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas (XXVI CBCPD), que será realizado em Ouro Preto/MG, no período de 04 a 08 de maio próximo.
O evento de 2008 coincide com o XVIII Congreso de la Asociación Latinoamericana de Malezas (XVIII Congreso de la Alam), que volta a acontecer no Brasil após 24 anos, reunindo, no Parque Metalúrgico - Centro de Artes e Convenções da UFOP, cerca de 600 pesquisadores, professores, estudantes e profissionais do setor agropecuário brasileiros e do exterior.
Realizado a cada dois anos, para que se tenha maior tempo de produção de pesquisas, em 2008 a programação técnica conta com 100 mesas redondas, seis conferências e 24 seções técnicas, apresentando às discussões diversas questões ligadas a herbicidas e ao ensino e à extensão da ciência das plantas daninhas. Há um total de 537 trabalhos inscritos para apresentação.
O tema central "A ciência das plantas daninhas na sustentabilidade dos sistemas agrícolas", que é também o tema da conferência magna de abertura dos congressos, a ser proferida pelo diretor-presidente da Embrapa, Sílvio Crestana, está despertando grande interesse devido à sua atualidade.
São discussões acaloradas que se alastram por todos os continentes e em vários níveis de organização, na busca de saídas para um mundo que vive agredindo a biodiversidade e os ecossistemas naturais, conforme adianta o presidente do XXVI CBCPD e do XVIII Congreso de la Alam, o pesquisador e professor João Baptista da Silva.
A programação dos congressos reserva para o dia 08 de maio, quinta-feira, às 08h30min, a conferência do professor Sérvio Pontes Ribeiro, da UFOP, que vai abordar o tema Modelagem matemática de dinâmicas de invasões biológicas.
Promovidos pela Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas (SBCPD) e pela Asociación Latinoamericana de Malezas (Alam), os congressos são realizados pela Embrapa Milho e Sorgo, com os seguintes apoios: Emater-MG, Epamig, Prefeitura de Ouro Preto, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Servittech e Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). A secretaria executiva está a cargo da Central de Eventos e Promoções, a mesma empresa que montou o último congresso brasileiro, realizado há onze anos, em Caxambu/MG.
Mais informações podem ser obtidas no sítio www.26cbcpd.com.br, pelos endereços eletrônicos 26cbcpd@cnpms.embrapa.br e contato@fariavasconcelos.com.br, ou pelos telefones (31) 3779-1086 e (31) 2526-1002.
Fonte: Leila Mara de Faria Torres Vasconcelos – Assessora de Imprensa do evento