Criado por Administrator em seg, 05/11/2012 - 10:47
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou em 31 de outubro de 2012 o resultado da sua 140º Reunião CTC/ES, que recomendou a criação do Programa de Doutorado em Biotecnologia da UFOP.
O Edital para o processo seletivo 2013 será lançado em breve e estará disponível em http://www.nupeb.ufop.br/biotec/.
A Proposta de Doutorado em Biotecnologia é uma consequência da consolidação do curso de Mestrado em Ciências Biológicas, implantado na UFOP em 2009, após avaliação da Capes, com nota 4. O Programa em Biotecnologia da UFOP possui três áreas de concentração: Biotecnologia Aplicada à Saúde Humana e Animal; Biotecnologia Industrial; e Genômica e Proteômica.
De acordo com coordenadora do curso, professora Renata Guerra de Sá Cota, a criação do Doutorado em Biotecnologia deve propiciar a geração de novos produtos e processos. “O curso oferece uma gama de disciplinas adequadas à área de biotecnologia, o que será fundamental para formação do aluno”, completa a professora.
O Programa está locado no Núcleo de Pesquisa em Ciências Biológicas (Nupeb) e tem a maioria de suas instalações concentradas no prédio do Bloco II do ICEB no campus do Morro do Cruzeiro, Ouro Preto (MG). O programa apresenta, além de 12 laboratórios de pesquisa, uma boa infraestrutura de ensino, com um auditório com capacidade para cerca de 60 pessoas e equipado com recursos audiovisuais. Os laboratórios dispõem de equipamentos que permitem o pleno desenvolvimento das linhas de pesquisa nas três áreas de concentração do Programa.
O Doutorado em Biotecnologia será o primeiro doutorado desta área de concentração no Estado de Minas Gerais. “Certamente o curso será importante na geração e disseminação do conhecimento na área e deverá propiciar a geração de novos produtos como vacinas, enzimas, bebidas fermentáveis e processos, com vistas à melhoria da qualidade de vida no estado e no país”, destaca a coordenadora, que completa: “O corpo docente está empolgado com essa conquista e motivado para que o Programa atinja a sua excelência nos próximos anos”.



Ouvidoria




