Criado por Administrator em sex, 14/03/2014 - 11:38
Júlia Mara Cunha
A leishmaniose visceral canina é foco de pesquisa da UFOP na cidade de Governador Valadares, na região leste de Minas Gerais, onde só no ano passado foram registrados 2.247 casos positivos da doença. O convênio entre a Universidade e a prefeitura é coordenado pelo professor do Núcleo de Pesquisa em Ciências Biológicas (Nupeb), Alexandre Barbosa Reis, e o projeto é gerenciado pelos professores Evandro Marques de Menezes Machado (UFOP) e Wendel Coura Vital (UFMG), com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde e do Ministério da Saúde.


Assinatura do Convênio entre UFOP e Prefeitura Municipal de Governador Valadares. Crédito: Girley Francisco, professor da UFJF que concluiu seu doutorado no NUPEB/UFOP
A primeira etapa da pesquisa será um estudo epidemiológico para detectar as áreas de maior prevalência da doença, que podem chegar a 40%. Após essa fase, o Centro de Zoonose de Valadares e os pesquisadores da UFOP vão separar os cães sadios em grupos. Um deles vai receber coleiras impregnadas com deltametrina, substância repelente do mosquito palha (transmissor da doença); o outro, a vacina LBSap, que foi desenvolvida dentro da Universidade, e o último grupo recebe a coleira e a vacina.
O professor Alexandre Barbosa destaca que a utilização da LBSap será uma oportunidade de levar a tecnologia e o conhecimento desenvolvido dentro da UFOP para a população. "É importante que se tenha a participação de pesquisadores nesse ensaio clínico de grande porte. O estudo deve durar de três a cinco anos, e seis mil cães devem receber a coleira com o repelente e três mil, a coleira e a vacina”, afirma Barbosa.
CONVÊNIO - A parceria entre a UFOP e a prefeitura de Governador Valadares foi assinada na quarta-feira, 12 de março. Conforme destaca o reitor Marcone Jamilson Freitas Souza, essa aproximação dos municípios com as instituições de pesquisa é um passo importante para a ampliação de parcerias que possam contribuir para promover o desenvolvimento local. Segundo o reitor, essa etapa é o fechamento de um ciclo que começa com a pesquisa, passa pela transferência da tecnologia e chega a essa nova fase de testes. “Transformar ideias em produtos que possam, efetivamente, ser aplicados na sociedade é uma missão da Universidade e estamos trabalhando para ampliar essas ações na UFOP”, conclui Marcone.



Ouvidoria




