Ir para o conteúdo

UFOP atua na prevenção do câncer de mama

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Centro de Saúde promove ação de conscientização. Projeto de extensão também busca informar as mulheres sobre o câncer de mama

Luiza Madeira 

Outubro Rosa é a campanha de conscientização contra o câncer de mama, realizada por diversas entidades neste mês de outubro. Por meio do projeto "Rastreamento do câncer de mama, detecção precoce e prevenção primária", da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), a UFOP atua na prevenção primária e secundária no Atendimento Integral à Mulher. A iniciativa pretende conscientizar a população acerca dos fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da doença, como excesso de consumo de álcool, obesidade, tabagismo e sedentarismo. 


O projeto é coordenado pelo professor Alexandre de Almeida Barra, que também é médico ginecologista e mastologista do Centro de Saúde da UFOP, e realizado em conjunto com cinco alunos do curso de Medicina. Por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS), pacientes com mais de 40 anos que não fazem o rastreamento da doença de forma adequada são acompanhados. Após essa primeira etapa, são agendadas consultas nas UBS ou em domicílio, em casos de dificuldade de locomoção. Nessas consultas, são feitos exames clínicos das mamas e encaminhamento para a mamografia, quando necessário. Se diagnosticada com algum nódulo, a paciente é conduzida aos serviços de referência.

As atividades do projeto de extensão incluem orientações sobre o autoexame, o histórico familiar da paciente, os hábitos de vida e cuidados que podem reduzir o risco da doença. De acordo com o professor Alexandre Barra, a iniciativa também ressalta a preocupação da UFOP em mesclar o ensino universitário com a assistência à população: "Esse processo gera uma integração da Universidade com a rede de serviços do sistema de Saúde de Ouro Preto". Segundo o professor, a introdução de políticas básicas para a saúde da população, em condições de prevenção primária e secundária, é uma prioridade do governo brasileiro, abrindo possibilidades para maior inserção da Universidade na comunidade.

00072_outubro_rosa_isadorafaria_.jpg
Centro de Saúde recebe a população com a temática do Outubro Rosa. Foto: Isadora Faria.

ATENDIMENTOS - Os serviços de ginecologia do Centro de Saúde da UFOP são gratuitos e abertos a toda a população. São realizados às segundas, terças e quintas, a partir de 13h. Já as consultas de mastologia são feitas uma vez por mês, sempre às sextas-feiras, a partir das 8h, também no Centro de Saúde. As consultas só podem ser feitas mediante agendamentos pelo telefone (31) 3559-1951. No caso de encaminhamento para mamografia, uma guia é feita pelo médico responsável, solicitando o exame. Com essa guia em mãos, a paciente deve levá-la, juntamente com o xerox do cartão do SUS, o documento de identidade, o cartão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o comprovante de residência, ao Posto de Saúde mais próximo de sua casa. Após a entrega desses documentos, eles serão encaminhados para a UPA pelas assistentes de saúde, e a paciente será informada em qual unidade fará sua consulta.

00074_outubro_rosa_isadorafaria_.jpgOUTUBRO ROSA - Em Ouro Preto, durante o mês de outubro, a Prefeitura Municipal realiza, há cinco anos, uma intervenção luminosa na Igreja do Rosário, que recebe uma iluminação em tonalidade rosa em sua fachada como forma de apoio à campanha e conscientização para a população.

PROGRAMA MAIS SAÚDE - O Centro de Saúde da UFOP, em parceria com a Proex, aderiu à campanha intitulada “Outubro é Rosa”. 
Dentre as ações realizadas ao longo do mês, estão intervenções no Centro de Saúde da UFOP, no Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), na Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace) e na Pró-Reitoria de Extensão (Proex), com cartazes e balões rosa pendurados nos prédios. Dentro de cada balão, havia uma mensagem alertando sobre a importância da prevenção do câncer de mama. A Reitoria, assim como a Igreja do Rosário, também recebe iluminação rosa durante todo o mês de outubro. 

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que o câncer de cama é a doença que mais atinge mulheres em todo o mundo. Em 2013, são esperados 52.568 novos casos da doença e 458 mil mortes.  No Sudeste, já são computados de 69 a 100 mil casos. O exame clínico preventivo deve ser feito anualmente por mulheres de 40 a 49 anos nas Unidades de Saúde. Já as mulheres de 50 a 69 anos devem fazer o exame clínico anualmente e uma mamografia preventiva de rastreamento a cada dois anos. Segundo a página do Ministério da Saúde, em 2014, é previsto um aumento de 30% na média anual de mamografias, beneficiando cerca de 750 mil mulheres.

SERVIÇO - O Centro de Saúde da UFOP está localizado no campus Morro do Cruzeiro, Bauxita, em Ouro Preto. O telefone é (31) 3559-1284.