Criado por Administrator em seg, 16/09/2013 - 18:47
Fernanda Matias
A UFOP avaliou positivamente a 35ª posição geral conquistada pela instituição no Ranking Universitário da Folha (RUF). O resultado foi divulgado no dia 9 de setembro e indica que a UFOP está entre as universidades de referência no país. Foram analisadas 192 instituições brasileiras, que têm como missão desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão, conforme consta na metodologia de pesquisa da Folha de S. Paulo.
As instituições foram avaliadas nas áreas de ensino, inserção no mercado de trabalho, pesquisa, internacionalização e inovação. No quesito Ensino, a UFOP ficou como 25ª colocada. “O ranking revela que somos uma Universidade bastante conhecida no Brasil, temos que comemorar. A classificação serve para que possamos aprimorar nossas atividades, fortalecendo a nossa marca”, afirma o Pró-reitor Adjunto de Graduação da UFOP, professor Luciano Campos da Silva. O pró-reitor ainda frisa que o resultado reflete a qualidade da Federal de Ouro Preto, além de observar que duas de suas graduações estão entre as dez melhores do país: os cursos de História e Farmácia ficaram com a 8ª posição geral nos rankings de avaliação do mercado e de ensino, respectivamente.
PESQUISA - No quesito Pesquisa, a UFOP ficou com a 35ª posição. Atualmente, a Universidade conta com dez doutorados, 17 mestrados e cinco mestrados profissionalizantes. Para o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Valdei Lopes de Araújo, o resultado é bastante positivo e tende a melhorar nos próximos anos, considerando que a base de dados de levantamento utilizada pela Folha foi 2009 / 2010. “A pesquisa na UFOP tem crescido ano a ano. Os dados comprovam que a Universidade está no caminho certo em apoiar os programas de pós-graduação, já que a pesquisa é desenvolvida nos cursos de mestrado e doutorado”, destaca Valdei.
INOVAÇÃO - No quesito Inovação, a instituição ocupa o 21ª lugar, uma resposta positiva quanto aos investimentos realizados na área. De acordo com o coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo (Nite), professor Rodrigo Fernando Bianchi, há mais de dez anos a UFOP privilegia a propriedade intelectual e, consequentemente, a inovação. “O Nite vem se fortalecendo e esse resultado mostra que este é um movimento estratégico”, ressalta. O coordenador contou, ainda, que a Universidade tem cerca de 80 patentes, e em 2013 trabalha para incentivar as atividades de empreendedorismo.