Ir para o conteúdo

UFOP avança para a segunda etapa de implantação do Programa de Incentivo à Inovação

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Anna Clara Antoun

Com o objetivo de promover em Minas Gerais a inovação tecnológica proveniente de instituições de ciência e tecnologia, está sendo implantado na UFOP o Programa de Incentivo à Inovação (PII). O programa pretende aplicar em projetos de pesquisa conhecimentos, métodos e técnicas das áreas de Gestão do Desenvolvimento de Produtos (GDP) e da Gestão da Inovação Tecnológica (GIT) para auxílio nos avanços rumo ao mercado.

Na UFOP, o Programa de Incentivo à Inovação está em fase de avaliação das propostas inseridas na chamada oficial. Com um número surpreendente de propostas, 79 projetos, o programa lança em setembro o edital e faz a seleção dos bolsistas que auxiliarão nos projetos. Bruno França, diretor do Instituto para o Desenvolvimento de Empresa de Base Tecnológica (IEBT), diz que as expectativas são muito boas. "Tivemos um resultado muito positivo na primeira fase, que consiste na análise de infraestrutura, da equipe e dos projetos da Instituição. E, como houve uma mobilização muito boa em relação ao programa, conseguimos selecionar os melhores projetos, que eu acredito serão de altíssima qualidade".

pii.jpg
Representantes da UFOP, IEBT, Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de MG e Sebrae-MG discutem o Programa de Incentivo a Inovação - PII. Foto: Richard Dias. 

Anízio Vianna, gerente do Sebrae-MG, diz que o intuito do PII é despertar nos estudantes um olhar para o desenvolvimento. "Sabemos do potencial que a UFOP tem como Universidade geradora de conhecimento. As expectativas são as melhores possíveis, esperamos ter um programa diferenciado. Que a gente consiga transformar todo esse conhecimento em negócios, que os projetos possam ir pro mercado e sejam transferência de tecnologia, empresas de base tecnológicas. É uma grande oportunidade", ressalta. 

Na reunião que ocorreu na última segunda-feira (25), foi discutida a importância da implementação de uma cultura empreendedora dentro da Universidade. Para o professor Rodrigo Bianchi, pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, o PII é um divisor de águas no que tange à inovação dentro da UFOP. "Agora a intenção é selecionar 20 das 79 propostas enviadas e preparar aqueles estudantes que tenham um perfil empreendedor, que querem aprender a empreender e, consequentemente, serem donos do seu próprio negócio". 

Por meio da execução do Programa de Incentivo à Inovação, projetos inovadores de base tecnológica sucedidos de pesquisas em instituições científicas e tecnológicas têm apoio financeiro e técnico-gerencial. Tal colaboração almeja que esses projetos sejam finalizados de forma mais rápida e menos incerta, tendo como resultado a comercialização de produtos de bens e serviços.

O Programa de Incentivo à Inovação é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sectes-MG), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG), com Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), localizadas em cidades mineiras.