Criado por Administrator em seg, 14/10/2013 - 17:59
Aldo Damasceno
A UFOP, por meio do Núcleo de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo - Nite, coordenará, no final de outubro, a realização do diagnóstico para efetivar a implementação do Programa de Incentivo à Inovação (PII). Para a implementação do programa, será feito uma parceria com uma empresa a ser contratada pelo Sebrae e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Sectes.
O PII tem o objetivo de fomentar a cultura empreendedora nas universidades, por meio da conscientização e mobilização da comunidade acadêmica, órgãos de fomento, empresas e parceiros locais, promovendo o levantamento e apoio ao desenvolvimento de tecnologias acadêmicas em estudos capazes de gerar inovações tecnológicas de produtos e processos. O programa, geralmente é desenvolvido entre Universidades, Sebrae-MG, Sectes-MG, prefeituras e empresas parceiras.
Para o coordenador do Nite, professor Rodrigo Bianchi, "inovar é estabelecer uma linha direta entre as potencialidades acadêmicas e as necessidades da sociedade, renovando empresas e possibilitando o crescimento sustentável das nações. Dessa forma, a implantação do PII na UFOP vem ao encontro da missão do Nite em transformar projetos de pesquisa da instituição em resultados concretos para a sociedade".
Em fases posteriores do programa, serão selecionados projetos de pesquisa da UFOP que contarão com recursos para participação do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Comercial e Impacto Ambiental (EVTECIA), como forma criar um banco de dados com as oportunidades tecnológicas que podem ser apresentados para possíveis interessados em explorar o valor econômico de cada pesquisa, seja na forma de empreendimentos de base tecnológica diretamente incorporados à incubadora da Universidade ou pela transferência da tecnologia para empresas já instaladas no mercado.