Criado por Administrator em ter, 08/10/2013 - 13:24
Curso de Direito da UFOP é avaliado pelo Enade como melhor do país
O curso de Direito da Universidade Federal de Ouro Preto foi avaliado como o melhor do país pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2012, obtendo conceito contínuo 5, único dentre os 951 cursos que participaram do exame. A graduação em jornalismo também foi avaliada com na faixa 5, com conceito contínuo 4,21, sendo o 9º melhor do país. Os cursos de Administração, Ciências Econômicas e Turismo ficaram com 4. O Enade funciona em ciclos, a cada ano, avalia áreas e tipos de cursos diferentes.
“O resultado reflete o esforço que a UFOP vem fazendo na melhoria da qualidade de seus cursos e projetos. O difícil, às vezes, não é conquistar as notas máximas, o desafio é conseguir manter essa qualidade, o que só aumenta a responsabilidade da Universidade com seus cursos e alunos”, destaca o reitor Marcone Jamilson Freitas Souza. O pró-reitor de Graduação, professor Marcílio Sousa da Rocha Freitas, acredita que o sucesso da UFOP no Enade traduz o amadurecimento da Universidade. Ele explica que cursos criados pelo Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), como Jornalismo, Administração e Ciências Econômicas, obtiveram ótimos resultados. Direito já havia alcançado a nota máxima outras vezes, o que consolida a qualidade do curso. Turismo também foi muito bem avaliado. “Esses conceitos devem melhorar, inclusive, a inserção dos nossos graduados no mercado de trabalho, visto que esse ranking coloca, ainda, a UFOP em lugar de destaque no cenário acadêmico nacional”.
“Acredito que a nota máxima do Enade representa a consolidação definitiva do curso de Direito da UFOP no cenário mineiro e nacional como uma opção séria de ensino jurídico. Tal nota credencia nosso curso como um dos melhores do País sendo inequívoca a formação de excelência dada aos discentes. Estamos conscientes do bom trabalho trilhado nas duas últimas décadas, mas sempre atentos às novas exigências do ensino superior”, explica o presidente do Colegiado de Direito, professor Fabiano Rebuzzi Guzzo.
O curso de Jornalismo é recente, criado no segundo semestre de 2008, e já conquistou a nota máxima no exame. O presidente do Colegiado, professor Ricardo Augusto Silveira Orlando, destaca que o resultado do Enade representa um reconhecimento da qualidade dos alunos da UFOP. “O curso é fruto de um longo trabalho coletivo de estudantes, docentes e funcionários, em uma Universidade de excelência. A nota do Enade confirma que nosso trabalho está bem direcionado. Porém, não podemos estagnar, precisamos continuar trabalhar e buscar crescer cada vez mais”, aponta.
Confira a entrevista da Rádio UFOP Educativa com o professor Ricardo Augusto, presidente do Colegiado de Jornalismo.
A recém-formada em Ciências Econômicas, que fez a prova do Enade 2012, Rhayana Holz, comemora a nota do curso. “Além do fato de sermos a primeira turma de Ciências Econômicas da UFOP e termos enfrentados adversidades no início de nossa trajetória, o empenho de alunos e professores, e o apoio dos servidores, foram fundamentais nesse resultado”. Holz complementa que a ideia é continuar crescendo. “Ainda não é a nota máxima, mas isso demonstra que estamos no caminho certo para evoluir cada vez mais e conquistarmos a nota 5 nas próximas avaliações.
A edição de 2012 concluiu o ciclo que abrange ciências sociais aplicadas, ciências humanas e áreas afins; e os eixos tecnológicos de gestão de negócios, apoio escolar, hospitalidade e lazer, produção cultural e design. Foram avaliados 7.228 cursos de 1.646 instituições de educação superior.
Enade 2013 – Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), em 2013, o Enade avaliará cursos de saúde, ciências agrárias e serviço social. As provas serão realizadas em 24 de novembro. O Inep disponibilizará o Questionário do Estudante, de preenchimento obrigatório para os selecionados, no período de 22 de outubro a 24 de novembro. Cerca de 200 mil dos penúltimos e últimos semestres dos seus cursos devem fazer o exame. Entre as mudanças desta edição também constam a obrigatoriedade do estudante permanecer, ao menos, uma hora na sala de provas e a utilização das notas do Enem para substituir a prova de entrada no Enade.