Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

UFOP e MCTI inauguram Rede Inconf.Edu em Ouro Preto

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Ramon Cotta

A UFOP e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) lançam nesta terça-feira, 18 de dezembro, a Rede Metropolitana de Ouro Preto e Mariana, Inconf.Edu. A Inconf.edu é uma rede de comunicação de dados baseada em fibra-óptica que terá a função de interligar Instituições e localidades da região em uma velocidade inicial de 1 GigaBps, fazendo com que elas formem uma grande rede de comunicação de pesquisa, ensino e cultura.

O Presidente do Comitê Gestor da Inconf.edu e pró-reitor de projetos especiais da UFOP, Carlos Frederico Marcelo da Cunha Cavalcanti, explica que, nesta primeira etapa, 22 localidades serão interconectadas, entre elas o campus da UFOP, no Morro do Cruzeiro, em Ouro Preto, o Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) e o Instituto de Ciências Humanas Sociais (ICHS), em Mariana, o Centro de Artes e Convenções de Ouro Preto, a Escola de Minas e a Escola de Farmácia no Centro Histórico e a Incubadora de Empresas da UFOP e de Ouro Preto (Incultec). Além deles, os campi I e II da IFMG-OP, o IPHAN de Ouro Preto e Mariana, a Casa do Pilar e Museu da Inconfidência, ambos do IBRAM, a FAOP e os Hospitais Santa Casa e Monsenhor Horta também farão parte da rede.


A rede solucionará os problemas de interligação entre os campi de Ouro Preto e Mariana, que se desenvolvem em alta demanda de crescimento, principalmente pela quantidade de alunos, professores e técnicos. ’’A UFOP irá ligar todas as suas unidades que estão fora dos campi nessas duas cidades. Isso permitirá, por exemplo, que os prédios que estão no centro histórico se comuniquem com a reitoria e com os demais campi em alta velocidade e confiabilidade’’, conta Carlos.

A Rede Inconf.Edu vai permitir o desenvolvimento de vários projetos relacionados ao ensino, pesquisa e extensão. As empresas incubadas da Incultec terão acesso à Rede Inconf.Edu em alta velocidade, condição necessária para que desenvolvam seus produtos. Projetos culturais, científicos de ensino, de pesquisa e de extensão, usando novas tecnologias que envolvam extensivo uso de banda, como telepresença, poderão agora ser desenvolvidos.


"A rede Inconf.edu interligará, em uma rede de alta velocidade, Ouro Preto e Mariana, fazendo com que as duas cidades se tornem uma área conturbada de ensino, pesquisa, extensão e cultura. Isso impactará não só a comunidade acadêmica e a comunidade diretamente afetada pelas Instituições conectadas, mas trará novas oportunidades de geração de emprego e renda e melhores condições de vida para a população da região dos Inconfidentes em médio prazo’’, enfatiza Carlos.


A Rede Metropolitana de Ouro Preto e Mariana é um projeto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e custeada pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

inconf.edu.jpg


Serviço
Inauguração da Rede Inconf.Edu
Data: terça feira, dia 18 de dezembro de 2012
Local: Centro de Artes e Convenções da UFOP
Hora: a partir das 14h.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.