Ir para o conteúdo

UFOP e UFSJ iniciam parceria visando caracterização de microrganismos de interesse ambiental

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Por Kleiton Borges

Professores da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) aprovaram, por meio do edital Fapemig 16/2010 (Programa de apoio a núcleos emergentes de pesquisa), projeto de pesquisa que permitirá o início de uma parceria para estudos de caracterização microbiológica de microrganismos de interesse ambiental. A proposta do projeto é a criação do Núcleo de Caracterização Molecular de Microrganismos (NCMM), de caráter multiusuário, para a troca de experiências e trabalho conjunto, que pretende, dentre outras coisas, utilizar ferramentas de biologia molecular para melhorar o tratamento biológico de efluentes e resíduos.


O edital aprovado em dezembro de 2011 disponibilizou uma verba no valor de R$249.003,62 para o projeto de criação do NCMM que será utilizada para equipar os laboratórios da UFOP e da UFSJ com infra-estrutura para condução de experimentos moleculares. A Fundação Educativa Ouro Preto (FEOP) é a responsável pela compra dos equipamentos, na sua maioria, importados.


De acordo com a professora Silvana de Queiroz Silva, do Departamento de Ciências Biológicas da UFOP, a linha comum do projeto é trabalhar com poluentes químicos e biológicos em sistemas de tratamento e em corpos d’água contaminados. Os laboratórios envolvidos já possuem projetos de pesquisa na área, porém a aquisição dos novos equipamentos se fez necessária para suprir a defasagem quanto às análises de caracterização microbiana.


Em longo prazo, a criação do NCMM vai melhorar a qualidade de vida dos habitantes da região de Ouro Preto e Ouro Branco, uma vez que as tecnologias de tratamento desenvolvidas e otimizadas poderão ser utilizadas nas indústrias da região. A intenção do núcleo é gerar publicações de abrangência internacional sobre a atuação dos micro-organismos envolvidos no tratamento dos contaminantes químicos bem como na investigação da qualidade microbiológica das águas residuárias a fim de garantir a preservação dos ambientes naturais.


O projeto é coordenado pelo professor do Departamento de Química da UFOP e coordenador do Programa de Pós Graduação em Engenharia Ambiental (PROAMB/UFOP), Sérgio Francisco de Aquino, com participação dos professores Cornélio Freitas Carvalho, do ICEB; Mônica Cristina Teixeira, da Escola de Farmácia; Hubert Mathias Peter Roeser, da Escola de Minas; além dos professores José Carlos Magalhães e Patrícia Mesquisa, da UFSJ, Campus Alto Paraopeba. Os resultados, assim como a prestação de contas, ocorrem em até, no máximo, dois anos.