Ir para o conteúdo

UFOP e Vale assinam convênio para criação de Centro Tecnológico

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Nesta segunda-feira, 05 de dezembro, a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) assinou convênio em parceria com a empresa Vale para criação do Centro Tecnológico de Geotecnia Aplicada (CTGA). Vinculado ao Núcleo de Geotecnia (Nugeo) da Escola de Minas, o Centro vai incorporar o Programa de Pós-graduação em Geotecnia da Universidade, que já possui os cursos de doutorado, mestrado acadêmico e mestrado profissional. O convênio foi assinado por meio da Fundação Gorceix.

Em sua fala, o reitor da UFOP, professor João Luiz Martins, agradeceu pela parceria e destacou a importância do convênio para as pesquisas desenvolvidas na Escola de Minas: “Os laboratórios do Centro Tecnológico vão garantir a estrutura necessária à produção científica de alto nível já existente na Universidade”. O reitor também falou da boa relação construída entre a UFOP e as empresas, que naturalmente se aproximam das temáticas estudadas no âmbito acadêmico.

Representando o Diretor Operacional de Ferrosos da Vale, Marconi Vianna, e o Diretor de Planejamento e Desenvolvimento de Ferrosos, Lúcio Cavalli, a engenheira geóloga e geotécnica Cibele Claúver também destacou a importância da parceria para o desenvolvimento da área: “A Vale investe constantemente em conhecimento e em inovação e por isso se preocupa em estar perto da pesquisa acadêmica, para colaborar com a educação e o desenvolvimento tecnológico”.

Ex-aluna da UFOP, Cibele destaca a necessidade de aproximação das empresas com o ambiente de ensino e pesquisa. “Mais do que formar mão de obra qualificada, é preciso investir no retorno do conhecimento à comunidade. Nesse sentido, sinto-me emocionada por estar aqui, é um reconhecimento que recebo tanto da UFOP quanto da Vale”, destacou.

Os recursos para construção do Centro Tecnológico estarão disponíveis nas próximas semanas e cabe à UFOP dar início ao projeto de construção das instalações. A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) também participa do projeto, disponibilizando um laboratório de Mecânica dos Solos, um laboratório de Sedimentometria e a Sala de Ortofotos, com mais de 180 mil fotografias aéreas do estado de Minas Gerais, que vão colaborar para o mapeamento e estudo da região.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Geotecnia da UFOP, professor Romero César Gomes, a estrutura de oito laboratórios especializados vai apoiar não só as atividades de pesquisa na Universidade como também ampliar a capacidade de prestação de serviços do Núcleo.

Além do reitor, do coordenador do Nugeo e de Cibele Cláuver, estiveram presentes na assinatura do convênio o vice-reitor da UFOP, Antenor Rodrigues Barbosa Júnior, o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da UFOP, Tanus Jorge Nagem, o pró-reitor de projetos especiais, Carlos Frederico, o superintendente da Fundação Gorceix, professor Reinaldo Pinheiro, e o Presidente da Fundação Gorceix, Cristovam Paes de Oliveira. Também estiveram envolvidos nas negociações do convênio Henry Galbiatti, gerente geral do setor de ferrosos (GEEGF), e Élder Beirigo, gerente de área da Vale (GAFF).

Na foto: Carlos Frederico (PRPE), Tanus Jorge Nagem (PROPP), Antenor Rodrigues Barbosa Júnior (Vice-reitor UFOP), João Luiz Martins (Reitor UFOP), Cibele Cláuver (Vale), Cristovam Paes de Oliveira (Presidente Fundação Gorceix), Reinaldo Pinheiro (Fundação Gorceix) e Romero César Gomes (Depto. Engenharia Civil). 

2011.12.05_assinatura_convenio_vale.jpg