Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

UFOP estreita relações com o México no encerramento do Programa Top Brasil

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Na tarde de 31 de janeiro de 2012, a Coordenadoria de Assuntos Internacionais (Caint) da UFOP promoveu um encontro cultural no encerramento do Programa Top Brasil-México, uma parceria entre a Universidade Federal de Ouro Preto e o Banco Santander. Após 15 dias de imersão linguística e cultural, alunos e professores de universidades mexicanas reuniram-se no auditório do Grande Hotel de Ouro Preto, no Centro Histórico, para a cerimônia de entrega de certificados.

O reitor da UFOP, prof. João Luiz Martins, ressaltou que o programa tem um papel importante na valorização da carreira do professor, uma luta constante do ensino brasileiro. Para o reitor, há uma relação de sinergia na seleção de professores dedicados e alunos com bom desempenho para a participação no programa. Foram selecionados para o projeto os 40 melhores alunos das Universidades Públicas do México, acompanhados por cinco professores de diversas instituições.

foto_caint.jpg

Uma das professoras contempladas, Eliana Incio, destacou que os ganhos da experiência vão muito além do aprendizado do português. “Os estudantes estão rompendo barreiras culturais. É extraordinário fazer parte do processo de internacionalização do ensino superior mexicano. O Brasil é um projeto importante para a minha Universidade e pretendo investir ainda mais nessa relação”, destaca Eliana, que é diretora de relações internacionais na Universidad Autonoma de Puebla.

O professor da UFOP Gilson Antônio Nunes, Coordenador de Cultura Brasileira do Programa Top Brasil, acompanhou o grupo em passeios guiados a pontos turísticos de Ouro Preto e Mariana. Os intercambistas tiveram também a oportunidade de conhecer Inhotim, Museu de Arte Contemporânea localizado em Brumadinho. Para Gilson Nunes, o programa cumpriu o objetivo de mostrar aos estudantes mexicanos “como os brasileiros vivem, como pensam e o que estão fazendo para chegar aonde querem”.

A estudante de economia Karina Garcia, 20 anos, descreveu a experiência brasileira como enriquecedora, e destacou a arquitetura de Ouro Preto e a gentileza das pessoas como os pontos altos do período em que esteve aqui. Isabel Felix, aluna de Relações Internacionais, admitiu certa dificuldade no aprendizado do português, desafio superado graças às aulas agradáveis e experiências pelas ruas da cidade. Os benefícios do projeto foram também ressaltados por Monica Torres, aluna de Ciências Biológicas, que leva para o México uma extensa bagagem cultural: “Levo comigo a relação dos brasileiros com o meio ambiente, a preocupação com a preservação do verde e as políticas de sustentabilidade, que me impressionaram”, destacou.

Na cerimônia de entrega dos certificados, a coordenadora de relações internacionais da UFOP, profª. Dulce Maria Mindlin, destacou que o sucesso do projeto é a prova de que “é no contato face a face que se fazem as melhores relações internacionais”. Reforçando esse argumento, o Assessor da Presidência do Banco Santander para as Universidades da América Latina, Dr. Ignácio Berdugo, observou que “esta foi uma oportunidade de estreitar o relacionamento entre os dois países, aproximá-los para fortalecer laços e promover novos projetos. O desafio agora é manter o relacionamento e envolver os alunos no aprendizado constante da língua portuguesa”, destacou Berdugo.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.