Criado por Administrator em seg, 02/09/2013 - 09:29
Júlia Mara Cunha
Entre os dias 21 e 23 de agosto, foi realizado na Universidade Estadual da Bahia (Uneb) o III Colóquio Práticas Pedagógicas Inovadoras na Universidade, que teve como objetivo valorizar e socializar os saberes e as habilidades da docência universitária. A vice-reitora da UFOP, Célia Maria Fernandes Nunes, é pesquisadora do tema do colóquio e participou desta edição a fim de verificar como as práticas inovadoras podem ser valorizadas dentro da UFOP.
Confira matéria produzida pela WebTV Uneb.
Confira matéria produzida pela WebTV Uneb.
Segundo Célia, com a ampliação das universidades e com a entrada de novos docentes, pensar e discutir a formação dos professores é importante para qualquer instituição. “Hoje é necessário buscar uma formação continuada para esses educadores”, comentou. Um exemplo de ação já em andamento na Universidade é o Sala Aberta, promovido pelo Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) da UFOP, que auxilia na promoção de debates acerca do papel do docente na universidade.
TURISMO PEDAGÓGICO - Durante o Colóquio de Práticas Pedagógicas Inovadoras na Universidade, a professora do Departamento de Turismo da UFOP, Kerley dos Santos, apresentou o trabalho “Turismo pedagógico na escola: uma experiência de professores e graduandos do curso de turismo com professores da escola básica em prol de novos talentos”.
O projeto surgiu em 2011, através do programa Novos Talentos – UFOP com a Escola, que articula o ensino e a pesquisa e o desenvolvimento de atividades continuadas de docentes e alunos da escola base. A professora comenta que o objetivo do projeto é “destacar o turismo pedagógico como estratégia de ensino, aprendizagem de conteúdos específicos e apropriação dos espaços dentro e fora da escola”.
As experiências dos docentes e alunos do curso, vivenciadas através da participação em projetos na escola base, foram relatadas em dois livros, “O Turismo pedagógico na Escola – Agenciamentos e Conexões” e “O Turismo pedagógico na Escola – uma porta aberta para a Educação Inclusiva”.
MOSTRA PRÓ-ATIVA - Para incentivar as novas práticas pedagógicas, a UFOP possui o Programa Pró-Ativa, por meio do qual professores procuram melhorar à didática dentro da sala de aula, com a elaboração e organização de materiais e coleções que os ajudem a ministrar as disciplinas, além de outras atividades inovadoras no processo ensino-aprendizagem.
As experiências dos docentes e alunos são apresentadas na Mostra Pró-Ativa durante o Encontro de Saberes, que desde 2009, teve uma média de 90 projetos sendo apresentados. “Tem sido uma boa oportunidade de socializar os resultados do Programa, que leva os professores a pensar em estratégicas metodológicas que tornem a sala de aula mais atraem e o aprendizado mais significativo”, conclui a vice-reitora Célia Maria.
Confira as informações e participe do Encontro dos Saberes com seu projeto da Mostra Pró-Ativa.
Confira as informações e participe do Encontro dos Saberes com seu projeto da Mostra Pró-Ativa.