Ir para o conteúdo

UFOP inicia implantação de rede WiFi nos campi

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
O Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) iniciou o processo de instalação de rede WiFi (sem fio), nos campi que compõem a Instituição, nas cidades de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade. A implantação da rede será gradual e com previsão de conclusão em todas as unidades dentro de doze meses. O projeto foi batizado de “Minha UFOP WiFi”.

Após análise de diversas tecnologias disponíveis no mercado, o NTI optou por utilizar soluções baseadas em software livre, com desenvolvimento interno e integração com sistemas de terceiros. A opção por software livre manteve o mesmo padrão de qualidade oferecido pelas soluções de mercado, além de estar alinhada com as estratégias atuais do Governo Federal.

A implantação está sendo conduzida pela equipe de infraestrutura do NTI, com uso da tecnologia SciFi, que possibilita o controle centralizado dos pontos de acesso sem fio (APs), que foi desenvolvida no laboratório Midiacom, da Universidade Federal Fluminense (UFF), em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). O projeto SciFi foi idealizado pelo professor e pesquisador Luiz Claudio Schara Magalhães e equipe.

Abelard Ramos Fernandes, gerente da equipe de infraestrutura do NTI, explica o projeto Minha UFOP WiFi: “É uma solução de rede sem fio composta por diversos módulos, que envolvem autenticação centralizada dos usuários, mudança de ponto de acesso sem necessidade de nova autenticação, entre outras funcionalidades. O SciFi foi integrado ao ‘Minha UFOP WiFi’ para possibilitar a gestão centralizada dos APs”.

O diretor do NTI, Vítor Emanuel Rodrigues de Araújo, esclarece que o sistema utilizará a infraestrutura da REDEINCONF.edu para fornecer acesso a localidades nos centros históricos de Ouro Preto e Mariana, como o Instituto de Filosofia Artes e Cultura (IFAC), a Escola de Farmácia, a Escola de Minas, a Reitoria, o Cine Vila Rica, o Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) e o Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS).

A REDEINCONF.edu é a versão regional do Projeto de Redes Comunitárias de Eduacação e Pesquisa (REDECOMEP), uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), coordenada pela RNP, que tem o objetivo de implementar redes de alta velocidade nas regiões metropolitanas do país servidas pelos pontos de presença da RNP.

Em parceria com o laboratório iMobilis, coordenado pelo professor e pesquisador Ricardo Augusto Rabelo Oliveira, do Departamento de Computação da UFOP (Decom), será feito um mapeamento posterior à implantação para identificar as áreas de cobertura e ampliar o alcance, caso necessário.

Todos os locais com rede sem fio disponível estarão identificados com placas e cartazes. O acesso será feito com o mesmo login e senha do usuário da “Minha UFOP”. Para convidados que não possuem vínculo com a Universidade, haverá a possibilidade de criação de contas temporárias, vinculadas a um usuário já existente na “Minha UFOP”, conforme regras definidas pelo NTI.