Criado por Administrator em sex, 16/01/2015 - 14:44
Aldo Damasceno
Estão abertas as inscrições para o curso de mestrado em Comunicação da UFOP. Profissionais já graduados e alunos que possuem documento que comprove a conclusão do curso de graduação antes do início do primeiro semestre letivo do mestrado podem se inscrever. Com duas linhas de pesquisa: “Interações e emergências na comunicação” e “Práticas comunicacionais e tempo social”, são oferecidas o total de 20 vagas, sendo duas destinadas para servidores da UFOP. As inscrições podem ser feitas, presencialmente, até o dia 20 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h (exceto nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro), na secretaria do Departamento de Ciências Sociais, Jornalismo e Serviço Social (Decso) do Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas (Icsa) da UFOP, campus de Mariana.
No ato da inscrição, o candidato deve apresentar o formulário de inscrição devidamente preenchido; uma cópia autenticada do histórico escolar do curso de graduação; uma cópia autenticada do curso de graduação ou documento que comprove sua conclusão antes do início das atividades acadêmicas do curso de mestrado; uma via impressa do curriculum no formato lattes, com as cópias das devidas comprovações; uma cópia autenticada do documento de identidade; uma foto 3x4 recente; duas cópias impressas do anteprojeto de pesquisa, conforme normas presentes no item 2.1 do edital; e uma cópia autenticada do documento para dispensa do exame de proficiência em língua estrangeira, segundo o item f, presente no item 2.5 do edital.
O candidato também pode se inscrever via Sedex, respeitando a data de postagem até dia 6 de fevereiro. Nesse caso, a documentação exigida deve ser enviada para o seguinte endereço:
Universidade Federal de Ouro Preto
ICSA - Mariana
DECSO - Departamento de Ciências Sociais, Jornalismo e Serviço Social
Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Rua do Catete, 166 - Centro
Mariana - MG - Brasil
CEP: 35420-000
Os candidatos que se inscreverem via correspondência, vão receber seu número de inscrição no e-mail pessoal informado no formulário de inscrição, conforme data de entrega da correspondência, e deverão confirmar o recebimento do correio eletrônico no prazo de 24 horas, com resposta ao endereço ppgcom@icsa.ufop.br, sob pena de não homologação da inscrição.
O processo seletivo será dividido em quatro etapas que consistem em avaliação do anteprojeto; prova escrita (com bibliografia descrita no edital); prova de proficiência em língua estrangeira (inglês, espanhol ou francês); e prova oral (entrevista), sobre o anteprojeto de pesquisa e a trajetória acadêmica do candidato. O resultado final com o nome dos aprovados será divulgado no dia 25 de março, às 10h, no mural do Departamento de Ciências Sociais, Jornalismo e Serviço Social (Decso), em Mariana, e na página do Icsa. Já as matrículas poderão ser feitas de 26 à 27 de março. As aulas terão início no dia 30 de março.
Outras informações sobre as inscrições e o curso estão disponíveis no edital.
Pós-graduação na UFOP
Com 12 cursos de doutorado e 28 programas de pós-graduação em várias áreas do conhecimento, a UFOP vai se consolidando como uma Universidade com forte interface com a pesquisa e a excelência acadêmica, como destaca o professor Valdei Lopes de Araújo, Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação: “Esses resultados confirmam os esforços feitos pela UFOP na construção de um espaço institucional de apoio e incentivo à pesquisa, desde a graduação até o pós-doutorado, e serve de incentivo para diversos outros grupos emergentes já organizados em nossa instituição”.
Já o curso de pós-graduação em Comunicação, é o primeiro oferecido pelo Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (Icsa) da UFOP. Aprovado no mês de dezembro, juntamente com os cursos de doutorado em Engenharia Mineral e em Ciência da Computação, o curso pretende receber não apenas estudantes de Comunicação, mas de humanidades em geral, egressos de diversas formações e que tenham interesses em pesquisas na área da Comunicação e suas interfaces, como Educação, Filosofia, Letras, História, Ciências Sociais, Arquitetura, Informação, Museologia, Turismo entre outras.
Saiba mais sobre os cursos de Pós-graduação oferecidos pela UFOP acessando www.propp.ufop.br.



Ouvidoria




