Criado por Administrator em sex, 19/10/2007 - 00:00
Berço da liberdade e da literatura nacional, Ouro Preto será palco do Fórum das Letras - edição 2007, que será realizado entre os dias 1º e 4 de novembro, no Centro de Artes e Convenções da UFOP e em diversos espaços culturais da cidade histórica. Para sua 3ª edição, os coordenadores e idealizadores, prof. Fábio Faversani e profª Guiomar de Grammont, lançam o tema “Escritas Híbridas”, com a proposta de reger a programação com base na mistura entre os vários gêneros literários e entre as diversas formas de comunicação, como a literatura e o cinema. “Vamos debater uma tendência em voga na literatura contemporânea, que é a diversidade lingüística e a convergência entre as artes. Ouro Preto vai respirar literatura”, afirmou a coordenadora durante a coletiva de imprensa de lançamento do Fórum, que aconteceu na última quarta-feira, dia 10, no Auditório do Sesi – Minas, em Belo Horizonte. Na oportunidade, a organização divulgou a programação, as presenças confirmadas, bem como as expectativas para a edição 2007 do festival literário. As inscrições para as oficinas, palestras, saraus literários e seminários estão abertas.
O Fórum das Letras - 2007 é uma realização da Pró-Reitoria de Extensão da UFOP em parceria com a Prefeitura Municipal de Ouro Preto, Gerdau Açominas, Governo de Minas, dentre outros parceiros. “O Fórum das Letras é um evento peculiar, porque é um ‘café literário’, onde as pessoas podem se descontrair nos ambientes enquanto acompanham os debates, numa integração espontânea entre artista e público. Isto permite distingui-lo de outros eventos culturais”, considerou o pró-reitor de Extensão e coordenador do Fórum, Fábio Faversani. Ele estima que o evento atrairá cerca de 10 mil pessoas durante os quatros dias de programação.
O lançamento contou com a presença do prefeito Municipal de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, do vice-presidente do Conselho da Gerdau Açominas, Marco Antônio Pepino, e da secretária de Cultura do Estado de Minas Gerais, Eleonora Santa Rosa. “Além da sua relevância artística, o Fórum das Letras se caracteriza pelo estímulo ao turismo e à economia pela cultura. O evento também tem uma finalidade importante que é a formação de leitores”, afirma o prefeito de Ouro Preto. “Nas três edições apoiamos o Fórum das Letras de Ouro Preto. É um evento que tem um importante papel de cidadania”, relatou o representante da Gerdau Açominas.
Autores convidados
O Fórum das Letras - 2007 vai reunir expoentes da literatura nacional e internacional, com destaque para escritores portugueses e franceses. Estão confirmadas as presenças de Luís Fernando Veríssimo, Sérgio Sant’ Anna, Eucanaã Ferraz, Tony Bellotto, Marçal Aquino, Zuenir Ventura, Ricardo Kotscho, Affonso Romano Sant’ Anna, Marina Colasanti, Christiane Torloni, José Luís Peixoto, Maria Esther Maciel, Fernando Brant, Mariana Veríssimo, Tavinho Moura e Ignácio de Loyola Brandão. Alguns escritores portugueses, como José Eduardo Agualusa, Patrícia Reis, Francisco José Viegas, Miguel Gullander e Rui Tavares, assim como os franceses Laure Adler e Jacques Roubaud, também marcarão presença no Fórum.
A abertura da programação já começa no dia 31, com o Seminário de Filosofia e Literatura, que acontece no Centro de Artes e Convenções da UFOP, das 9h às 12h. Em seguida, o Toque dos Sinos envolve a população em uma aura de música e tradição e, às 19h, a escritora Marina Colasanti fará a palestra “Vida e Obra”, mediada por Marcelo Andrade.
Literatura e música nas noites
Nas noites do evento, a poesia e a música tomam conta das ruas, espaços culturais e bares de Ouro Preto com “Via-sacra Poética”. A cada dia, autores diferentes vão discutir literatura e produções com o público. “Criamos um formato especial de debate, buscando destacar as obras, pois este é o aspecto fundamental. O objetivo com isso é discutir os rumos da produção literária na contemporaneidade”, destaca a coordenadora e diretora do Instituto de Filosofia, Artes e Cultura (Ifac) da UFOP, Guiomar de Grammont.
O estímulo à leitura é um dos principais objetivos do Fórum das Letras de Ouro Preto. A “Biblioteca da Família” e os “Círculos de Leitura” são ações que integram a programação, que tem como proposta a disseminação do hábito da leitura na população. “Vamos procurar incluir outras públicos, procurando levar estas pessoas para o universo literário”, afirma Guiomar.
Oficinas para adultos e crianças
Paralelo ao Fórum das Letras acontece o “Fórum das Letrinhas”, que conta com oficinas e debates com os novos amantes das palavras. Na programação, autores de destaque da literatura infanto-juvenil estarão presentes, como a desenhista Ângela Lago, o diretor artístico do Canal Futura, João Alegria, a escritora Marina Colasanti, o guitarrista dos “Titãs”, Tony Bellotto, entre outros artistas.
O Fórum das Letras, em parceria com a Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, que organiza o Cineport – Festival de Cinema de Língua Portuguesa, realiza o projeto “Laboratório de Cineport de Roteiros”, que acontece de 1º a 4 de novembro, pela manhã, no Centro de Artes e Convenções da UFOP. O curso tem como público-alvo os interessados na técnica cinematográfica de desenvolver roteiros. “Teremos cursos com cineastas de todo o Brasil, promovendo o encontro entre literatura e cinema”, afirma a coordenadoria.
As inscrições e mais informações sobre o Fórum das Letras - 2007, no site oficial do evento http://www.forumdasletras.ufop.br./
PROGRAMAÇÂO
|
|
31 de outubro |
1º de novembro |
2 de novembro |
3 de novembro |
4 de novembro |
|
14h30 |
|
Vida e literatura: como o cotidiano invade a literatura e vice-versa? Luís Fernando Veríssimo e Mariana Veríssimo |
Ficção, história e jornalismo: entre literatura e a verdade? Zuenir Ventura, Ricardo Kotscho e Rui Tavares (Mediador: Mauro Ventura) |
Poesia: uma composição entre a música e a matemática? José Luís Peixoto, Eucanaã Ferraz e Jacques Roubaud (Mediadora: Suzana Vargas) |
Quais os caminhos de experimentação na nova literatura lusófona? Ondjaki, Miguel Gullander, Ricardo Lísias e Patrícia Reis |
|
17h |
|
Qual o papel do escritor e do artista na atualidade? Christiane Torloni e Affonso Romano de Sant’ Anna (Mediadora: Bia Corrêa do Lago) |
A alma exposta: literatura, entrega, confissão? José Eduardo Agualusa e Cristóvão Tezza (Mediadora: Maria Esther Maciel)
|
Literatura e memória: imaginação, escolha, superação? Ignácio de Loyola Brandão, Betty Milan e Lélia Coelho Frota |
O romance noir: literatura em linguagem cinematográfica? Tony Bellotto, Marçal Aquino, Newton Cannito e Francisco José Viegas |
|
19h |
Abertura Palestra: Vida e Obra Marina Colasanti (Mediador: Marcelo Andrade) |
Aula-show: “Nas palavras das canções” com José Miguel Wisnick e Arthur Nestrovski |
Processos de criação: vôos da madrugada Sérgio Sant’Anna (Mediadora: Guiomar de Grammont) |
O ensaio com recursos ficcionais: como tornar literário um personagem real? Laure Adler e Eduardo Jardim
|
Música, imagem e poesia Fernando Brant, Paulo Vilara, Tavinho Moura e Claufe Rodrigues
“Literatura na internet” Mônica Montone |



Ouvidoria




