Criado por Administrator em qua, 26/02/2014 - 14:38
Ana Elisa Siqueira
Criada em 2013 com o objetivo de gerar o debate e a reflexão acerca do consumo de álcool e outras drogas, a campanha "Avalie seu consumo" terá sua segunda edição lançada para o Carnaval 2014. A ação conta com o apoio do Diretório Central dos Estudantes (DCE), da Associação das Repúblicas Federais de Ouro Preto (Refop) e da Associação da Repúblicas Reunidas de Ouro Preto (Arrop) para disseminar informação e conscientização entre estudantes, visitantes e turistas.
Durante o Carnaval, serão distribuídos nas repúblicas e nos campi da Universidade cartazes, folders e camisetas. As ações serão intensificadas no começo do período letivo, em 17 de março, com distribuição do material para os novos estudantes. O pró-reitor de assuntos comunitários e estudantis, Rafael Magdalena, afirma que “é importante que a UFOP promova uma campanha educativa com a comunidade universitária, conscientizando acerca dos problemas causados pelo uso indevido de álcool e outras drogas”.
As associações de estudantes que apoiam o projeto, irão ajudar na divulgação, distribuindo os materiais nas repúblicas. O presidente da Arrop, Otávio Gomide, elogia a campanha dizendo que ela possui um objetivo construtivo e embasado, atingindo um grande número de estudantes. Para o presidente da Refop, Vitor Schittini, o resultado da campanha é positivo: "É importante levar reflexão e discussão ao meio acadêmico, seja de drogas lícitas ou ilícitas”.
As associações de estudantes que apoiam o projeto, irão ajudar na divulgação, distribuindo os materiais nas repúblicas. O presidente da Arrop, Otávio Gomide, elogia a campanha dizendo que ela possui um objetivo construtivo e embasado, atingindo um grande número de estudantes. Para o presidente da Refop, Vitor Schittini, o resultado da campanha é positivo: "É importante levar reflexão e discussão ao meio acadêmico, seja de drogas lícitas ou ilícitas”.
O idealizador do roteiro da segunda edição do projeto, Rondon Marques, explica que a campanha tem agora foco no consumo excessivo de bebidas, de esteroides e de cigarro. "Abordamos a comercialização do desejo, ou seja, o consumidor não compra o produto e sim um status", explica. Rondon destaca que a finalidade é promover uma discussão sobre temas relacionados à juventude, porém, a campanha não é destinada apenas aos estudantes, mas também aos professores e aos técnico-administrativos da UFOP, além de toda a comunidade externa.
Segundo o assessor técnico da Reitoria, André Lana, a campanha surgiu como uma resposta da Universidade ao apelo midiático da indústria, que estimula o consumo de álcool: "A continuidade da campanha reflete claramente o desejo da UFOP de ver os seus jovens cada vez mais conscientes das consequências dos seus atos, dentro e fora do ambiente acadêmico, transformando-os em cidadãos mais críticos e capazes de transformar a realidade que nos é vendida”, conclui André.
SOBRE A CAMPANHA: A campanha permanente "Avalie seu consumo" foi lançada em 31 de janeiro de 2013 e faz parte de uma série de ações de conscientização promovidas pela Universidade. O material é educativo e apresenta informações sobre os tipos de droga e seus efeitos para a saúde física e mental, além das consequências sociais. A ação conta também com o apoio da Fundação Educativa Ouro Preto (Feop), da TV UFOP, da Rádio UFOP Educativa e do Canal Futura.
Confira os cartazes da campanha:
A CORAGEM:

A FUMANTE:

O BOMBADO:

Veja também um dos vídeos da campanha produzido pela TV UFOP: