Criado por Administrator em ter, 06/01/2015 - 14:04
Júlia Pinheiro
Entre os dias 19 e 22 de janeiro, o Ministério da Educação (MEC) recebe as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), voltadas para interessados em ingressar em instituições públicas de educação superior. Para o primeiro semestre de 2015, a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) oferecerá 1.228 vagas pelo programa para a seleção dos seus ingressantes nos cursos presenciais de graduação, exceto Artes Cênicas e Música.
A UFOP aderiu ao Sisu como processo seletivo desde o primeiro semestre de 2011 e oferta 37 cursos presenciais de graduação nos campi de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade.
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente na página do Sisu na internet e são gratuitas, sendo restritas ao candidato que realizou o Enem em 2014 e que não zerou a prova de redação.
Como funciona o Sisu
A cada edição, as instituições públicas de ensino superior que optam por participar do Sisu ofertam vagas em seus respectivos cursos. Ao final do período de inscrições, são selecionados os candidatos mais bem classificados dentro do número de vagas ofertadas.
Neste ano de 2015, o Sisu se responsabilizará somente pela primeira convocação para matrícula. Após esta convocação, os estudantes precisam manifestar interesse na Lista de Espera no próprio Sisu, e ficar atentos às informações disponíveis na página do Vestibular da Ufop, onde saberão das datas e procedimentos para as próximas convocações. Na Lista de Espera realizada no Sisu, os estudantes somente poderão manifestar interesse pelo curso de 1ª opção.
Ação afirmativa
Os estudantes participantes da política de ação afirmativa relativa à renda (grupos PAA1 e PAA4) poderão comprovar a renda familiar por meio do chamado "CadÚnico", dispensando a entrega de documentos para a análise sócioeconômica realizada pela Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis da UFOP (Prace). Clique aqui e confira a Carta Informativa da Prograd, que trata deste novo procedimento.



Ouvidoria




