Ir para o conteúdo

UFOP oferece três cursos no polo da Universidade Aberta do Brasil em São Paulo

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Tamara Pinho

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), visando à ampliação de seus polos de educação a distância, ofertará três cursos uma licenciatura e duas especializações pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Centros Educacionais Unificados (CEUs), em São Paulo (capital). O objetivo dos novos polos é melhorar a oferta de programas de formação aos educadores. Ao todo, a UFOP disponibilizará 370 vagas para os cursos de licenciatura em Matemática (120 vagas), especialização em Práticas Pedagógicas (100 vagas) e especialização em Mídias na Educação (150 vagas). Para o reitor Marcone Jamilson, com os novos cursos, a educação a distância da UFOP será fortalecida, fazendo com que a Universidade cumpra da melhor forma a missão de formar cidadãos.

O lançamento de novos polos da UAB foi realizado nessa terça-feira (11), na Praça das Artes, em São Paulo. Estavam presentes no evento o ministro da Educação, José Henrique Paim, o prefeito de São Paulo Fernando Haddad, o reitor da UFOP,  Marcone Jamilson Freitas Souza, além de representantes de outras 11 universidades públicas, sendo 10 federais e uma estadual. 

O ministro José Henrique Paim, em declaração ao portal do MEC, avaliou que a criação de novos polos voltados para a educação a distância é um compromisso que envolve não apenas a ampliação do acesso à educação, mas também o alcance de metas de qualidade da educação brasileira. “A qualidade da educação brasileira só vai melhorar se  oferecermos uma formação adequada para os docentes, uma educação em que eles sejam valorizados e cada vez mais presentes e ativos em sala de aula”.

O Centro de Educação Aberta e a Distância (Cead) da UFOP foi criado em 2000 devido à demanda de cidades vizinhas interessadas em parceria para a formação de professores da educação básica. O Cead oferece cursos de extensão, graduação e pós-graduação lato sensu


Conheça os cursos
Licenciatura em matemática: objetiva formar professores criativos, reflexivos e críticos capacitados para atuar no ensino nos diversos níveis, conscientes do significado da importância social de sua profissão.

Mídias para a educação: contribui para a formação de profissionais em educação capazes de utilizar de recursos tecnológicos na escola, de forma articulada à proposta pedagógica.

Práticas pedagógicas: visa a ampliar as perspectivas de atuação docente e dar continuidade à formação profissional, proporcionando reflexões críticas sobre a prática pedagógica e processo educativo.