Ir para o conteúdo

UFOP participa da implantação do RedeComep

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

No dia 22 de maio, em Ouro Preto, aconteceu a Criação do Comitê Gestor e Técnico das Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (RedeComep) de Ouro Preto e Mariana, que tem a Universidade Federal de Ouro Preto como uma das instituições participantes. O comitê também conta com a atuação do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG -antigo CEFET/OP), da Prefeitura de Ouro Preto e da Prefeitura de Mariana. Na ocasião, o pró-reitor extraordinário de projetos especiais, Carlos Frederico Marcelo da Cunha Cavalcanti, foi aclamado presidente da assembléia, na condição de Coordenador Geral. A UFOP também está representada pelo diretor do núcleo de tecnologia e informação (NTI), Vítor Emanuel Rodrigues de Araújo.

A Redecomep é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que tem como objetivo programar redes de alta velocidade nas regiões metropolitanas do país servidas pelos Pontos de Presença da RNP. O modelo adotado baseia-se na implantação de uma infra-estrutura de fibras ópticas próprias, voltada para as instituições de pesquisa e educação superior e na formação de consórcios entre as instituições participantes de forma a assegurar sua auto-sustentação.

A implantação desse projeto ocorre em sete etapas, sendo que a primeira foi essa de criação do comitê. As próximas consistem em estudos dos pontos de acesso e em instalação desses pontos. Os pontos serão instalados em prédios públicos das instituições envolvidas tais como: escolas municipais, prefeituras, UFOP e IFMG para permitir o acesso aos conteúdos de ensino e pesquisa para as populações das duas cidades.

Para saber mais sobre o RedeComep acesse o link:
www.redecomep.rnp.br