Ir para o conteúdo

UFOP participa de exposição na Assembléia Legislativa

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

Mostra Pedras de Minas homenageia a produção do artesanato Mineiro


Em comemoração ao dia do artesão, comemorado em 19 de março, a Assembléia Legislativa de Minas Gerais montou a exposição Pedras de Minas. A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) está presente na mostra com peças e ferramentas que fazem parte da Oficina de Cantaria oferecida pelo Departamento de Engenharia de Minas para jovens ouropretanos.

A
mostra, organizada anualmente, tem como propósito ressaltar o valor do artesanato mineiro, considerado o mais rico do Brasil devido à diversidade de recursos para matéria-prima disponíveis em todo o Estado. Nas edições anteriores o foco do evento foi nas temáticas do fogo, água e terra.

Ouro Preto destaca nesta produção com o uso da pedra-sabão para utensílios, na ornamentação e na base para as edificações. A tradição vem desde as tribos indígenas presentes no Vale do Itacolomi, antes do Período Colonial. Nas mãos de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, a rocha ganha movimentos e contornos inusitados reconhecidos mundialmente e que colaboraram para a cidade de Ouro Preto ser reconhecida como Patrimônio da Humanidade.

O Projeto Oficina de Cantaria da UFOP resgata a arte da cantaria presente nas construções típicas do período colonial brasileiro e que chegou a ser considerada extinta em meados do século XIX. Mestres de obras como José Raimundo Pereira (Mestre Juca) foram responsáveis pela retomada da prática da atividade nos últimos 20 anos. O coordenador do projeto, Carlos Alberto Pereira, destaca que “a oficina-escola oferece mão-de-obra qualificada para o restauro de monumentos de cantaria além de conscientizar a comunidade de seu patrimônio cultural e perpetuar o ofício de canteiro, considerado como patrimônio imaterial”.

A mostra “Pedras de Minas” fica exposta na galeria de arte da Assembléia Legislativa de Minas Gerais até 29 de abril de 2009.