Criado por Administrator em ter, 08/11/2011 - 14:07
Cerca de 40 alunos do curso de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e 40 da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) serão os responsáveis por relatar e resumir os debates e simpósios do 49º Congresso Brasileiro de Educação Médica (COBEM), com o tema Educação Médica: o desafio de integrar, humanizar e avaliar. O evento será realizado de 12 a 15 de novembro no campus da Pampulha da UFMG.
O aluno do 4º período de Medicina, Vinícius Boaratti, vai coordenar o curso sobre Formação política no curso médico e acredita que o debate a ser proposto é pertinente no âmbito acadêmico da Medicina: “O curso vai discutir temas como o exame de ordem e como a formação política dos médicos foi sendo esquecida nas universidades. É uma oportunidade de debater questões atuais no campo da medicina”, declara.
O evento foi estruturado em quatro eixos temáticos: formação profissional do médico; estratégias educacionais na formação médica; desenvolvimento e valorização docente; processos avaliativos na escola médica e Humanidades, que vai integrar os outros eixos. A programação conta com conferências, simpósios, debates e fóruns.
A professora da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e integrante da comissão executiva do evento, Adriana Figueiredo, ressalta a importância da participação da UFOP no Congresso: “A participação da universidade nesse momento é muito significativa, porque o curso de Medicina passará em novembro por uma avaliação do INEP/MEC para reconhecimento. Com isso, a comissão vai perceber o papel atuante e compromissado dos estudantes e professores em prol de uma formação médica inovadora e de qualidade.”
A programação completa está disponível no site http://www.cobem2011.com.br/index.php.
O aluno do 4º período de Medicina, Vinícius Boaratti, vai coordenar o curso sobre Formação política no curso médico e acredita que o debate a ser proposto é pertinente no âmbito acadêmico da Medicina: “O curso vai discutir temas como o exame de ordem e como a formação política dos médicos foi sendo esquecida nas universidades. É uma oportunidade de debater questões atuais no campo da medicina”, declara.
O evento foi estruturado em quatro eixos temáticos: formação profissional do médico; estratégias educacionais na formação médica; desenvolvimento e valorização docente; processos avaliativos na escola médica e Humanidades, que vai integrar os outros eixos. A programação conta com conferências, simpósios, debates e fóruns.
A professora da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e integrante da comissão executiva do evento, Adriana Figueiredo, ressalta a importância da participação da UFOP no Congresso: “A participação da universidade nesse momento é muito significativa, porque o curso de Medicina passará em novembro por uma avaliação do INEP/MEC para reconhecimento. Com isso, a comissão vai perceber o papel atuante e compromissado dos estudantes e professores em prol de uma formação médica inovadora e de qualidade.”
A programação completa está disponível no site http://www.cobem2011.com.br/index.php.